Como limpar eletrônicos sem danificá-los?

Saiba como manter seus smartphones, tablets e computadores livres de bactérias e sujeira sem danificar as telas com este guia prático de limpeza.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 abr 2025, 19h00
Como limpar eletrônicos sem danificá-los?
 (Reprodução/Freepik)
Continua após publicidade

Presentes em todos os momentos do dia a dia, os aparelhos eletrônicos se tornaram extensões do nosso corpo. No entanto, a praticidade exige atenção especial à limpeza desses dispositivos, que podem acumular poeira, sujeira e até bactérias.

Para garantir a higiene dos eletrônicos sem comprometer seu funcionamento, alguns cuidados são essenciais.

Nunca na tomada

O primeiro passo é sempre desligar o aparelho e desconectá-lo da tomada, evitando acidentes e danos durante a limpeza.

Produtos específicos

É importante evitar produtos de limpeza doméstica, pois podem danificar as telas e componentes dos dispositivos. O uso de panos de microfibra antiestáticos é a solução ideal para remover poeira e sujeira de telas e teclados.

Como limpar eletrônicos sem danificá-los?
(Reprodução/Freepik)
Continua após a publicidade

Para remover manchas

Para remover manchas, umedeça levemente o pano de microfibra com água, sem aplicar o líquido diretamente na tela. Outra opção são os lenços umedecidos específicos para limpeza de eletrônicos, que oferecem praticidade e eficiência na remoção de marcas de dedo, gordura e poeira, sem danificar a tela.

Álcool isopropílico

Em casos específicos, o álcool isopropílico ou etílico 70% pode ser utilizado com cautela. Aplique uma pequena quantidade em um pano de microfibra e limpe delicadamente a superfície do aparelho. Essa solução é eficaz na desinfecção, combatendo bactérias e vírus, mas exige cuidado para evitar danos por umidade.

Publicidade