Como declarar um imóvel quitado ou financiado no imposto de renda?

Veja quais informações são necessárias para declarar seus imóveis no site da Receita Federal.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 abr 2025, 13h00
Você sabe como funciona a cobrança do IPTU? Na foto, gif de personagem chorando ao fazer contas em calculadora.
 (Reprodução/Giphy)
Continua após publicidade

O Imposto de Renda é uma das principais obrigações fiscais dos cidadãos e empresas no Brasil, e o terror de muita gente.

Com a chegada do período de declaração, é importante que todos que possuem imóveis, sejam comprados à vista ou financiados, fiquem atentos para evitar problemas.

Como declarar seu imóvel no site da Receita Federal

  1. Para declarar um imóvel, é necessário acessar o programa da declaração do Imposto de Renda e seguir para a aba “Bens e Direitos”.
  2. Clique em adicionar um novo item e selecionar o código correspondente ao imóvel, sendo o código 11 para apartamento e 12 para casa.
  3. Após isso, é preciso preencher os dados obrigatórios do imóvel, como a inscrição municipal, a data de aquisição, a discriminação detalhada da compra, o endereço completo e a área total.
  4. Por fim, é importante revisar os campos opcionais, garantindo que todas as informações estejam corretas e precisas.

Carina Caria, gerente de crédito e repasse da Pafil Empreendimentos, afirma que para imóveis financiados, o processo é praticamente o mesmo, mas é necessário informar alguns dados adicionais.

Você sabe como funciona a cobrança do IPTU? Na foto, gif de esqueleto calculando impostos.
(jjjjjohn/Giphy)
Continua após a publicidade

Quais informações preciso incluir sobre os imóveis financiados?

“Principalmente para preencher o campo ‘discriminação’, é preciso incluir algumas informações como os dados do banco ou instituição financeira, o CNPJ, o número do contrato de financiamento, o valor concedido no financiamento, o total de descontos obtidos, como o FGTS ou recursos da União, o valor dos recursos próprios utilizados na compra e os valores pagos de entrada e as parcelas do financiamento. E somente os valores efetivamente pagos durante o ano devem ser declarados.”

É importante lembrar que todos os custos adicionais do declarante, como taxas de corretagem, ITBI, taxas de registro no cartório e outros encargos pagos durante a aquisição, devem ser informados na declaração do Imposto de Renda.

Carina informa também a importância de uma boa orientação neste processo. “Sabemos que a declaração de Imposto de Renda pode ser um momento de incertezas para muitos brasileiros, mas com o devido acompanhamento, o processo se torna mais simples e sem erros.”

Continua após a publicidade
Publicidade