Aprenda a fazer um delicioso doce de laranja

O pé de laranja-da-terra que a paulista Doris Alberte cultiva fornece ingredientes para o doce dos tempos de criança. Ficou com água na boca? Aprenda a receita aqui!

Por Foto Célia Mari Weiss Atualizado em 9 set 2021, 23h53 - Publicado em 1 jan 2017, 10h20

Um quintal verde é garantia de mais beleza para a casa – e, para alguns privilegiados, de gostosuras da infância. Que o diga a paulista Doris Alberte. O pé de laranja-da-terra que ela cultiva em seu quintal fornece ingredientes para o doce dos tempos de criança. Ficou com água na boca? Aprenda a receita aqui!  

 

Ingredientes:

12 laranjas-da-terra médias.

5 xícaras de açúcar

Continua após a publicidade

Cravo e canela a gosto

 

Modo de preparo:

Com a ajuda de um descascador de batatas, remova a parte externa, verde, da casca das laranjas. Em seguida, faça um corte em cruz e remova os gomos, ficando apenas com a parte branca entre a casca e o miolo. Coloque esses pedaços em uma panela com água, leve ao fogão e espere ferver – o procedimento irá tirar o gosto amargo. Jogue fora a água e encha novamente a panela, desta vez com água fria, que deve ser trocada de duas a três vezes ao dia, durante dois ou três dias (ou até que não esteja mais amarga).Depois, faça uma calda com o açúcar e a mesma quantidade de água, mais o cravo e a canela. Acrescente os pedaços de laranja. Cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando e controlando para a calda não ficar muito encorpada. Se isso acontecer, acrescente um pouco de água. Quando os pedaços de laranja ficarem transparentes, retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Sirva o doce sozinho ou com queijo.

Continua após a publicidade

Publicidade