Aparelhos na tomada: riscos que você precisa evitar em casa

Especialista alerta para os perigos do uso de equipamentos com fios remendados e não regulamentados.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 abr 2025, 13h26 - Publicado em 14 abr 2025, 13h00
Tomadas na casa: como distribuir os pontos elétricos pelos cômodos. Projeto de BMA Studio. Na foto, tomadas brancas.
Para quem ainda têm dúvidas, o arquiteto Bruno Moraes assegura que uma instalação elétrica bem planejada e executada evita inconvenientes e possibilita um duradouro funcionamento dos dispositivos elétricos da casa. (Envato Elements/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem nunca usou uma fita isolante para “consertar” um cabo danificado ou conectou vários aparelhos em um único adaptador? Essas práticas são comuns, mas oferecem sérios riscos à segurança da sua casa e das pessoas que vivem nela, alerta Rodrigo Doria, professor de Engenharia Elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Fios desencapados

No caso de fios desencapados, o ideal é que o cabo seja substituído ou reparado por um eletricista qualificado. Usar fita isolante como solução definitiva é perigoso: além de aumentar o risco de choques, pode provocar curtos-circuitos e até incêndios.

SOS casa: o novo plugue não encaixa na tomada

Sobrecarga

O uso simultâneo de vários equipamentos em uma mesma tomada também é motivo de atenção. Os populares benjamins (ou “Ts”) devem ser evitados, pois podem superaquecer os circuitos elétricos, levando à queima de aparelhos e, em casos mais graves, a incêndios. 

Outro ponto importante é nunca fazer “gambiarras” em instalações elétricas. A recomendação é sempre utilizar produtos regulamentados pelo INMETRO e instalados corretamente. 

Continua após a publicidade
Aparelhos na tomada: riscos que você precisa evitar em casa
(Claudio Schwarz/Unsplash)

Eletrônicos no banheiro

“Usar secadores, escovas e chapinhas após o banho, dentro do banheiro, é outro grande erro. Após o banho o banheiro está com uma umidade muito elevada, e as tomadas podem abrigar uma certa quantidade de água perigosa para a utilização de equipamentos eletrônicos. Além disso, as pessoas costumam estar descalças, fato que aumenta a quantidade de eletricidade que passa pelo corpo durante uma descarga elétrica, algo que pode causar graves danos “, destaca ele.  

Por fim, ele ressalta que, a qualquer sinal de superaquecimento nos fios dos aparelhos e qualquer indício de fumaça ou cheiro de queimado, o uso dos aparelhos deve ser interrompido imediatamente, desligando-os e retirando-os da tomada. Todos esses cuidados são essenciais para proteger tanto os moradores quanto o imóvel.

Continua após a publicidade
Publicidade