7 lugares que você (provavelmente) esquece de limpar

Depois que você higienizou as coisas mais óbvias, dê uma olhada nos cantinhos abandonados

Por Redação Atualizado em 8 abr 2022, 20h51 - Publicado em 10 abr 2022, 19h00
Faxina pesada
Reprodução/Giphy

Quando você entra em casa, geralmente é fácil ver o que precisa ser limpo: uma pilha de roupa suja esperando para ser lavada ou a pia da cozinha cheia de pratos, potes e panelas sujos. Mas uma vez que as coisas óbvias são limpas, você esquece do resto – que também precisa de atenção. Dê uma olhada em 7 lugares que você pode estar esquecendo de limpar durante a faxina:

1. Partes inferiores dos móveis

Limpar debaixo de móveis

Provavelmente você encontrará muita poeira embaixo de uma cama ou sofá, que pode ser rapidamente capturada com um aspirador ou pano. Mas você já se deu ao trabalho de olhar para o fundo da peça? Você pode ficar chocado com o acúmulo nas entradas da cama, assentos de cadeiras e nos cantinhos internos das mesas.

Use seu aspirador ou um espanador para se livrar de teias de aranha, poeira e sujeira pelo menos duas vezes por ano.

2. Paredes e rodapés

Rodapé com tomada

Poeira e sujeira também podem se agarrar nas superfícies verticais e horizontais. Abra as cortinas ou persianas e acenda todas as luzes para você ficar surpreso com o quão sujas as suas paredes podem ser. Se acontecer de você ter papel de parede texturizado, espere por ainda mais poeira.

Comece no topo da parede e desça usando um espanador. Depois, higienize quaisquer marcas perdidas ou sujeira corporal que possam estar em torno de interruptores de luz e maçanetas.

Termine a limpeza da parede prestando atenção aos rodapés. Uma quantidade incrível de sujeira pode se acumular nessas pequenas saliências. Em cozinhas e banheiros, onde há mais umidade, você provavelmente precisará usar um pano úmido, porque a poeira estará grudada na superfície.

3. Partes superiores de armários, portas e porta-retratos

Limpar as áreas altas da casa

Quando você estiver fazendo a faxina, reserve um tempo para olhar para cima. Tendemos a ignorar o que está além do nosso plano de visão. Higienize rotineiramente a parte superior das molduras das portas, armários altos e molduras e cantos do teto.

Enquanto estiver lá em cima, verifique as luminárias e os ventiladores de teto. Um espanador descartável com alça extensível é sua melhor ferramenta para capturar poeira e teias de aranha. Se você não tiver um, use um pano de microfibra limpo e prenda-o a uma vassoura com um elástico.

Continua após a publicidade

4. Filtros de ar e aberturas

Filtro de ar-condicionado

Se a sua casa tem aquecimento central ou ar-condicionado, existe uma canalização que liga o sistema aos espaços da sua casa. O ar quente ou frio tratado sai pelas aberturas e depois retorna ao sistema de tratamento de ar.

Se o ar que retorna ao sistema não for filtrado para reter poeira e partículas de pólen, elas simplesmente voltarão para o ambiente. Seja qual for o tipo de filtro que você usa, eles devem ser trocados ou limpos para serem eficazes. Enquanto você estiver trocando o filtro, reserve um tempo para limpar as grades de ventilação também.

5. Pisos de armários

Armário com roupas e sapatos

É fácil ver quando um armário precisa ser limpo. As roupas estão amontoadas, as prateleiras estão empilhadas e as coisas caem em você quando você abre a porta. Mas quando foi a última vez que você limpou o armário, incluindo o chão?

Os pisos dos armários – especialmente os com carpete – recebe muita sujeira externa trazida pelos sapatos. Por isso, a superfície pode se tornar um terreno fértil para mofo, bolor e insetos – como besouros de tapete -, que depois comem suas roupas favoritas. Pelo menos sazonalmente, tire tudo dos armários e faça uma limpeza completa no espaço. É também o momento perfeito para eliminar e doar todas as coisas que você realmente não precisa e armazenar o resto adequadamente.

6. Aspiradores de pó e ferramentas de limpeza

Esponjas em várias cores

Se todas as suas ferramentas de limpeza estiverem sujas, o que adianta usá-las para higienizar a sua casa?  Claro, você esvazia o copo de detritos ou joga fora o saco descartável do aspirador, mas o copo deve ser lavado e limpo cuidadosamente a cada mês. A maioria pode ser lavada em água quente e devem ser secos naturalmente. Provavelmente existem filtros que devem ser lavados ou trocados também.

Verifique as cerdas das vassouras e escovas: remova quaisquer fios ou cabelos emaranhados e limpe-os com água quente e um produto desinfetante após cada uso. Certifique-se de que as esponjas sequem entre os usos. Assim, você obterá melhores resultados.

7. Plantas de interior

Limpar plantas

Quer suas plantas de interior sejam reais ou não, elas podem acumular uma quantidade incrível de poeira. A maioria das espécies vivas se beneficiará de uma limpeza. Se elas forem grandes demais para serem movidas, utilize um pano de microfibra ou espanador descartável para cada folha.

As mudas falsas também devem receber um pano ou leve-as para fora e, com um secador de cabelo em temperatura fria, deixe a poeira voar. 

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade