Continua após publicidade

6 dicas criativas para reaproveitar as caixas de ovos

Se você come ovos, não descarte as caixas! Elas podem se transformar em utensílios domésticos e peças de artesanato

Por CicloVivo
7 ago 2024, 19h00
6 dicas criativas para reaproveitar as caixas de ovos
 (Caroline Attwood/Unsplash)
Continua após publicidade

Para quem consome ovos em casa, as caixas podem ser um resíduo relativamente abundante. Se os ovos são parte da sua dieta, tem alguns cuidados que você precisa seguir para tornar esta escolha mais sustentável: escolha sempre ovos com certificações que comprovem que as galinhas são criadas sem nenhum sofrimento (existem algumas opções no Brasil) e dê preferência para as caixas de papelão, um material muito melhor do que o plástico.

E, depois de consumir os ovos, reaproveite as embalagens. A embalagem natural – a casca de ovo – pode ser usada como um ótimo recurso para as suas plantas. Deixe secar e depois faça uma farinha, amassando com as mãos ou batendo no liquidificador. Essa farinha pode ser misturada à terra de vasos ou ao solo do jardim e vai ajudar suas plantas a crescerem mais fortes.

Já a embalagem produzida pelo homem, as caixas de ovos, podem ser reaproveitadas de maneiras muito criativas, ganhando um novo destino. Separamos algumas ideias para você colocar em prática aí na sua casa.

Como reaproveitar caixas de ovos?

1. Organizadores

Os espaços que antes eram ocupados pelos ovos são ótimos para armazenar pequenos objetos como botões, miçangas e bugigangas variadas, deixando tudo separado e fácil de usar. Com criatividade, é possível transformar uma caixa de ovos em um charmoso porta-joias para brincos e anéis.

Os organizadores feitos de caixa de ovos podem ser envernizados com uma camada de cola branca para se tornarem mais resistentes e decorados com tintas de várias cores, fitas, tecidos coloridos e outros adereços.

Continua após a publicidade

2. Sementeira

Quem ama planta sabe que vr uma sementinha brotar e depois passar a muda para o seu lugar definitivo é um processo muito prazeroso e, às vezes, delicado. As caixas de ovo podem tornar tudo mais fácil. É só preencher os espaços com terra, colocar sua semente e regar na medida certa. Faço um furinho no fundo para a água escoar e, depois que a muda estiver no tamanho certo, pode plantar a muda com a célula da caixa diretamente no solo, evitando qualquer acidente no transplante. Como o papelão é um material que se degrada rapidamente, as raízes não vão ter problema para crescer.

Outra possibilidade, é possível fazer mini vasos suspensos para decorar o ambiente, como na foto abaixo.

Continua após a publicidade

3. Comedouro para pássaros

Que tal colocar sementes para os pássaros do seu bairro na janela ou jardim. A caixa de ovo é um ótimo recipiente para receber a refeição desses seres afinados e encantadores – e funcionam como um balcão perfeito para as aves.

Não use cola ou qualquer outro material para deixar as caixas mais firmes, porque isso poderia contaminar a comida dos pássaros. A caixa não vai durar muito depois dessa função, mas pode ser descartada na composteira e seguir um ciclo de vida mais natural depois que alimentar as aves e a biodiversidade por aí.

4. Vamos colorir?

Se você gosta de artesanato e de pinturas, sabe que é importante ter um recipiente adequado para colocar as tintas e também fazer as misturas de diferentes cores para encontrar tons únicos. As caixas de ovos são ótimas para isso e podem ser uma ferramenta de trabalho para artistas amadores e profissionais. São também uma boa sugestão para atividades artísticas com crianças. É possível reutilizar essa paleta criativa mais de uma vez.

Continua após a publicidade

Mas atenção, depois que usar tintas, não descarte a caixa de ovos na composteira, já que algumas tintas têm elementos químicos nocivos na sua composição.

5. Papel machê

Uma opção interessante é transformar o papelão das caixas de ovos em papel machê. Pique bem as caixas, coloque em água até amolecer bem. Depois peneire e seque bem a massa e adicione colar. Pronto, você pode moldar potes, esculturas e o que mais a imaginação permitir. Depois é só pintar e finalizar com uma camada de cola branca para dar o acabamento. É uma ótima atividade para se fazer com as crianças.

A parte mais longa é esperar o papel machê secar – o ideal é deixar pelo menos um dia para garantir que as peças secaram completamente.

Continua após a publicidade

Confira mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!

Publicidade