5 dicas para economizar energia com o chuveiro elétrico

Ajustes simples no banho podem fazer muita diferença na conta de luz

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2025, 13h00
Chuveiro híbrido Lorenzetti.
 (Lorenzetti/Divulgação)
Continua após publicidade

Mesmo nos dias mais amenos do inverno, os banhos quentes fazem toda a diferença para nos dar uma sensação de bem-estar. Mas para que o conforto não pese no bolso, especialmente em períodos com bandeira tarifária vermelha, quando há cobrança adicional na conta de luz, é fundamental adotar hábitos mais conscientes no uso do chuveiro elétrico.

De acordo com Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, pequenas mudanças na rotina são suficientes para equilibrar o consumo, sem abrir mão de um banho relaxante e confortável. O especialista destaca cinco iniciativas que podem ser adotadas:

Use a chave seletora com consciência

É comum deixar o chuveiro sempre na posição “Inverno”, mesmo em dias menos frios. “A regulagem correta da chave seletora faz toda a diferença. Usar os modos ‘Verão’ ou ‘Morno’, sempre que possível, pode gerar uma economia de energia”, afirma Suguino.

O especialista explica ainda que os modelos eletrônicos oferecem controle gradual e preciso da temperatura, uma forma de economizar energia elétrica. “Nos dias mais quentes, opte pela menor potência do chuveiro para reduzir o consumo”, ressalta.

O engenheiro reforça também a importância de manter a rede elétrica compatível com o equipamento: “A fiação e o disjuntor devem seguir as especificações técnicas indicadas na embalagem para garantir segurança e eficiência energética”.

Continua após a publicidade

Preste atenção ao tempo de banho

Banhos prolongados aumentam não só o consumo de água, mas também o gasto de energia, especialmente quando o chuveiro opera na potência máxima. Por isso, limite seu banho — 8 minutos é suficiente — e adote estratégias para respeitar esse limite, como cronômetros ou músicas curtas.

Ducha Futura da Lorenzetti
Ducha Futura da Lorenzetti (Lorenzetti/Casa.com.br)

Evite horários de pico

No início da manhã e à noite, quando as temperaturas estão mais baixas, o chuveiro demanda mais energia para aquecer a água. Sempre que possível, opte por horários alternativos que não necessitem de alto aquecimento.

Continua após a publicidade

Não utilize outros aparelhos elétricos simultaneamente

Evite usar secador de cabelo, torneiras elétricas ou outros eletrodomésticos ao mesmo tempo que o chuveiro. O uso simultâneo sobrecarrega a rede elétrica e pode gerar picos de consumo, impactando diretamente no valor da conta de luz.

Invista em inovação e tecnologia

Modelos com recursos digitais, como o Acqua Century, da Lorenzetti, contribuem para o uso racional de energia e água. O produto conta com um painel integrado e visor de barras, que exibe, de forma simples e intuitiva, a temperatura e o nível de potência, oferecendo controle e precisão. Outro diferencial é o timer, que alerta após oito minutos de uso, incentivando o consumo consciente de água, sem interferir na temperatura.

Publicidade