2 ideias criativas de jardim vertical
O sonho de viver cercado de plantas pode ser realizado por quem dispõe de pouco espaço. Estes dois projetos de jardim vertical dão boas ideias para tal:
Brincadeira de encaixar
Neste refúgio de fim de semana em São Sebastião, SP, os engenheiros florestais Micael Rondon e Renata Meloni criaram um canteiro com espécies que exigem rega apenas uma vez a cada sete dias, como a chuva-de-ouro, o antúrio e a bromélia vermelha.
Para criar a floreira inusitada em formato de escadinha, bastou sobrepor 28 blocos de concreto com dois furos (39 x 14 x 19 cm) – não há nenhum tipo de fixador entre eles! “A estrutura tem cerca de 1,50 m altura, o limite para uma montagem segura”, explica Micael.
As peças sem plantas foram preenchidas com brita. Já as que servem de vasos tiveram o fundo perfurado e ganharam uma camada de pedriscos para drenagem, além de terra vegetal.
Painel fácil, fácil
A varanda compacta do jornalista Marco Antonio Araujo, da capital paulista, conquistou seu canto verde com o arranjo proposto pela jardineira Carol Costa.
“Por serem resistentes ao vento, plantas como colar-de-pérola e chifre-de-veado ganharam lugar acima do guarda-corpo”, explica Carol. Os vasos próximos do chão, por sua vez, foram reservados às plantas que não toleram a exposição direta ao sol, a exemplo da peperômia e a tilândsia.
O painel vertical foi feito com uma treliça de bambu (0,80 x 1,20 m) presa na alvenaria, sobre a qual foram fixadas placas de fibra de coco. A maior parte delas já veio com os vasinhos em meia-lua, do mesmo material (um exemplar de 40 x 40 cm, com dois vasos). Outras, porém, foram compradas lisas (1 x 1 m) e pediram a fixação de recipientes avulsos.
Cuidar deste jardim não dá trabalho: as mudas receberam adubo de liberação lenta, que dispersa os nutrientes aos poucos, durante um período prolongado – dessa forma, se mantêm sempre fortes e vistosas!