18 usos surpreendentes de sabonete em barra 

Você vai se impressionar com o que dá para fazer com este produto

Por Redação Atualizado em 2 mar 2022, 18h53 - Publicado em 3 mar 2022, 13h00
Sabão em barra em cima de uma toalha
Gabriele Ritz / EyeEm/Getty Images

Mesmo que você seja fã de sabonete líquido, não abandone o sabonete em barra porque ele pode ser usado para fazer coisas incríveis em sua casa – como o seu próprio sabonete líquido!

Basta escolher sua marca e aroma favoritos ou levar para casa os pacotes de cortesia dos hotéis. Aqui estão as nossas 18 melhores razões para guardá-los:

1. Conserte gavetas adesivas e portas deslizantes

 

Sabonete rosa em barra

Quando as gavetas ou portas de correr começarem a apresentar dificuldades para abrir, esfregue a barra de sabão nas bordas das gavetas ou nos trilhos das portas para que tudo deslize facilmente.

2. Refresque gavetas, armários, malas e carros

 

Antes de usar sabonetes em barra, guarde os bem perfumados em gavetas de cômodas, armários, malas e interiores de carros para adicionar frescor. Remova qualquer embalagem externa e enrole as barras em um pouco de tecido – uma toalha velha funciona muito bem. Faça isso em sapatos e botas fedorentas também.

3. Facilite a montagem de móveis

 

Gif de Bob Esponja cantando no chuveiro segurando sabonete
Wifflegif/Reprodução

Se você está lutando para montar uma estante, saiba que colocar parafusos na madeira pode ser difícil. Facilite revestindo as roscas do parafuso com um pouco de sabão em barra. Além disso, use uma barra para fazer uma marca fácil de remover como guia de corte e ,em seguida, para revestir os dentes de um serrote para que ele deslize pela madeira.

4. Esconder um erro

 

Se você tiver alguns pequenos furos de prego visíveis nas paredes, selecione uma barra de sabão que corresponda à cor da superfície, esfregue-o sobre o buraco para preencher, espalhar e repintar.

Sabonete escuro e fino em barra
Vie Studio/Pexels

5. Evitar respingos de tinta

 

Quando for a hora de pintar a guarnição ao lado de vidros ou espelhos, esfregue uma barra de sabão no vidro ao lado. Se um pouco de tinta espirra no vidro, o sabão facilitará a remoção. Este método é muito mais rápido do que colocar fita adesiva.

6. Solte uma trava rígida

 

Se a fechadura da porta estiver dura, arraste a chave sobre uma barra de sabão seca para revestir a superfície. Insira a chave revestida na fechadura para facilitar o processo.

7. Evite espelhos e óculos embaçados

 

Barra de sabonete branca sobre toalha branca e fundo azul
The Milwaukee Independent/Reprodução

Se você odeia um espelho embaçado após um banho quente, uma barra de sabão pode resolver o problema. Quando um espelho estiver totalmente seco, esfregue-a sobre o vidro. Não adicione água, apenas limpe as manchas com um pano seco. A próxima vez que você tomar banho não terá neblina! Isso funciona bem em óculos de grau e de sol.

Veja também

8. Pare os chiados

 

Este produto resolverá as dobradiças das portas e as tábuas do piso que rangem. Basta esfregar uma barra seca de sabão nas bordas das áreas barulhentas. Teste o rangido e reaplique se necessário.

Quatro sabonetes em barra empilhados
Monstera/Pexels
Continua após a publicidade

9. Identifique um vazamento

 

Se você simplesmente não conseguir identificar de onde um pneu ou piscina infantil está vazando, umedeça uma barra de sabão e esfregue-a nas áreas suspeitas. A película ensaboada criará uma bolha quando o ar escapar. Se você sentir um cheiro forte de gás, as bolhas também funcionarão para identificar vazamentos perigosos na linha de gás.

10. Proteja seus móveis de animais de estimação

 

Há muitas histórias sobre crianças desbocadas tendo suas bocas lavadas com sabão. Os animais de estimação também se importam com o sabor! Se você tiver um filhote de cachorro, coelho ou furão, cubra as pernas e as bordas dos móveis de madeira com uma barra de sabão para evitar danos.

11. Torne as mãos sujas mais fáceis de limpar

 

Duas barras de sabonete sobre mesa de madeira
The Spruce Crafts/the spruce

Antes de cavar o jardim ou fazer um conserto de carro, finque as unhas em uma barra de sabão. Isso evitará que a sujeira ou a gordura entrem nas unhas.

12. Proteja suas plantas

 

Pendure uma barra de sabão em arbustos ou rale um pouco no chão para ajudar a repelir os insetos. Use uma bolsa de malha ou uma meia-calça velha para facilitar a suspensão.

Sabão branco em barra
Tara Winstead/Pexels

13. Torne a limpeza de panelas mais fácil

 

Antes de colocar aquela panela de ferro fundido ou alumínio sobre o fogo, cubra o fundo com uma barra úmida de sabão para facilitar a limpeza da fuligem.

14. Solte um zíper

 

Passe uma barra de sabão seco sobre os dentes do zíper para fazê-lo deslizar mais facilmente.

15. Costure com mais facilidade

 

Use uma barra de sabão para marcar bainhas e linhas de costura. Crie uma almofada de alfinetes cobrindo uma barra com um pouco de tecido bonito. Ao armazenar alfinetes e agulhas no sabonete, eles deslizam pelo tecido com facilidade.

16. Remova manchas difíceis

 

Você pode usar quase qualquer sabonete em barra para tratar manchas oleosas e lamacentas. Escolha uma barra sem condicionadores adicionados e esfregue.

Sabonete líquido
Polina Zimmerman/Pexels

17. Faça seu próprio sabonete líquido

 

Economize dinheiro fazendo seu próprio sabonete líquido. Use um ralador para raspar 113 g de sabão em barra e misture com quatro xícaras de água fervente. Mexa até que tudo se dissolva, deixe esfriar completamente e despeje em seus dispensadores. Armazene o sabão extra em um local fresco e agite bem o recipiente antes de usar.

18. Faça detergente caseiro

 

O sabão é um ingrediente essencial no detergente caseiro. Basta adicionar um pouco de carbonato de sódio, bórax e bicarbonato de sódio para economizar dinheiro em cada carga. Detergente de roupa caseiro é até seguro para uso em lavadoras de alta eficiência.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade