12 projetos com macramê (que não são enfeites de parede!)

Antes de começar e enfrentar qualquer um deles, primeiro aprenda a fazer alguns nós básicos e pratique ao máximo

Por Redação Atualizado em 15 mar 2022, 13h19 - Publicado em 12 mar 2022, 13h00
projetos-macrame-vasos-suspensos-reciclado-cocooneme.
Cocoon&Me/Reprodução

Se você cresceu na década de 1970 ou esteve no Pinterest nos últimos anos, provavelmente está familiarizado com o termo macramê. Os projetos que utilizam a técnica têm desenhos intrincados criados com vários nós e vêm em várias formas e tamanhos.

Embora as ideias mais populares sejam de parede, decidimos mudar o foco para opções mais funcionais – perfeitas para iniciantes e alguns podem ser concluídos sem fazer um único nó. Quer aprender mais? Confira nossos exemplos favoritos abaixo:

1. Use nós básicos para criar um corredor de mesa

Corredor de mesa

Existem vários corredores de mesa de macramê por aí, mas este é bem simples de fazer. Além de adicionar um toque DIY à sua mesa, é uma bela peça de decoração.

2. Faça um suporte de plantas em uma cor brilhante

Suporte para vaso

Este suporte para plantas é perfeito para iniciantes porque o padrão é direto e não muito exigente. Para fazer um vaso simples parecer mais extravagante, inclua um toque divertido de cor. Veja o passo a passo para fazer esse suporte aqui!

3. Use este padrão para fazer uma bolsa

Bolsa de macramê

Esta bolsa pode parecer difícil de fazer, mas um iniciante pode concluir o projeto com relativa facilidade, pois o fio é mais grosso e os nós são maiores. Como regra geral, quanto maior o nó, menos você terá que fazer.

4. Enfeite uma rede

Rede de macramê

Se você tivesse tempo e suprimentos, certamente poderia aprender a amarrar uma rede inteira para sua área externa. Se você tentar isso, certifique-se de que seu cabo seja forte o suficiente para suportar o peso do corpo.

No entanto, você não precisa começar do zero para conseguir a aparência de uma rede de macramê. Esta ideia foca no detalhamento apenas nas bordas.

Veja também

5. Aprenda a fazer jóias

Acessórios de macramê

Tente incorporar alguns nós básicos de macramê em seu repertório de artesanato se quiser fazer presentes elegantes a qualquer momento. Na verdade, uma vez que você tenha feito os nós principais, você poderá fazer colares, pulseiras e outros acessórios em algumas horas ou menos.

Continua após a publicidade

6. Produza uma alça

Alça de macramê

Elaborando esta peça você pode usar em uma câmera ou bolsa. Você pode até trabalhar com um fio de calibre menor e fazer suportes para óculos de sol. As possibilidades são tão infinitas quanto a sua imaginação.

7. Incremente seus acessórios com penas

Pena de macramê

Penas de macramê são muito populares, porém, podem ser demoradas para fazer. A boa notícia é que você pode fingir o visual com um único nó!

8. Faça um estojo para protetor solar e acessórios

Estojo para produtos

O macramê é um tecido frequentemente associado ao verão. Por causa disso, faz sentido que este suporte tenha sido feito para um protetor solar. Você também pode fazer um chaveiro semelhante para um álcool em gel ou hidratante.

9. Faça essas luzes gigantes

Luzes gigantes de macramê

Já imaginou criar luzes de corda? Pois saiba que isso é muito possível! O projeto é tão fácil que você pode fazer enquanto assiste Netflix, o que deve ser mais um motivo para experimentar.

10. Adorne uma almofada

Macramê em almofadas

Se você adora a aparência do material, mas não tem muita destreza quando se trata de amarrações, considere comprar alguns acabamentos de macramê pré-fabricados e atualize suas almofadas básicas com alguns acabamentos bem colocados.

11. Elabore um suporte de planta com vários níveis

Plantador com níveis

Fazer um suporte de planta de macramê é bastante simples, mas fazer um com vários níveis é um pouco mais complicado. Considere utilizar vasos com algo diferente de plantas, como frutas ou enfeites de vidro para uma experiência diferente.

12. Atualize uma cadeira de jardim antiga

Cadeira de macramê

A maioria das cadeiras de jardim se tornam inutilizáveis depois de um tempo e precisam ser substituídas ou reparadas. Mas existe uma maneira acessível de reformar uma poltrona de alumínio quebrada usando um cordão de macramê. A técnica não é um nó  típico. Em vez disso, você irá tecer o cordão, que se tornou uma alternativa popular e mais confortável.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade