Continua após publicidade

Sauna em formato oval fica no meio da neve

O espaço serve como reduto de calor em meio ao clima ártico

Por Silvia Gomez
Atualizado em 9 set 2021, 11h45 - Publicado em 8 fev 2018, 13h00

Luossabacken é uma estação de esqui na cidade de Kiruna, no norte da Suécia. Ali, a exploração de minério de ferro mantém os moradores, apesar das questões ambientais impostas por essa atividade. “Kiruna está passando por uma transformação radical, alvo de muitos debates. O Solar Egg foi pensado como um ponto de encontro escultural no qual os habitantes podem falar sobre esses desafios, um reduto de calor e reflexão em meio ao clima ártico”, definem os criadores Mats Bigert e Lars Bergström, artistas do premiado estúdio sueco Bigert & Bergström.

Bem quente: no centro do espaço está o aquecedor a lenha, que tem duto de ferro, mesmo material da estrutura, e recheio de pedra. Ele eleva a temperatura entre 75°C e 85°C. (Jean-Baptiste Béranger/Divulgação)

Leia também: Estrutura modular auxilia no cultivo de hortas urbanas

O ovo – símbolo de renascimento – tem a superfície multifacetada feita de aço inoxidável dourado polido como espelho para refletir o céu, o sol e a neve. “Essa imagem fragmentada pode ser associada à complexidade da discussão atual sobre o clima e o desenvolvimento sustentável.”

Madeira por dentro: o interior do ovo de 4 m de largura e 5 m de altura tem revestimento de pínus no piso e nas paredes e álamo no banco. (Jean-Baptiste Béranger/Divulgação)
Publicidade