Casa Created with Sketch.

Selo ajudará a identificar material de construção sustentável

Para ganhar certificado RGMAt, da Fundação Vanzolini, produtos precisarão provar menor impacto ambiental desde a fabricação até o descarte.

RG_Mat

 (/)

Na briga pelo consumidor preocupado com o meio ambiente, algumas empresas não hesitam em encher rótulos com informações enganadoras ou sem comprovação.  A prática, chamada pelos marqueteiros de Greenwashing (algo como “lavagem cerebral verde”) é comum: em 2010, uma pesquisa da consultoria Marketing Analysis com 501 rótulos descobriu que 82% dos produtos transmitiam uma falsa sensação de sustentabilidade às pessoas.

O RGMat, um selo lançado na semana passada pela Fundação Vanzolini, deve tornar mais fácil separar responsabilidade ambiental de discurso vazio – pelo menos no mercado de materiais de construção. O selo garante que o produto tem o menor impacto ambiental, não prejudica a saúde das pessoas e realmente funciona. Fundada por professores da Escola Politécnica da USP, a Fundação Vanzolini é especialista em certificações – criou, por exemplo, a certificação para edifícios sustentáveis Alta Qualidade Ambiental (AQUA).

Os fabricantes precisam atender uma longa lista de requisitos para estampar o selo em suas embalagens – a chamada regra da categoria. Os requisitos são criados pela Vanzolini, baseando-se em normas internacionais de sustentabilidade e recomendações de especialistas. Para comprovar que atendem às exigências de sustentabilidade, as empresas precisam submeter-se a testes feitos por laboratório independente credenciado pela fundação. Os testes avaliam a fabricação do produto e, se a Vanzolini considerar necessário, a extração das matérias-primas, transporte, uso, descarte e reciclagem.

Depois dos testes, as empresas emitem uma declaração informando os impactos ambientais do produto – como consumo de água e energia, além das emissões de resíduos e gás carbônico. A Vanzolini checa as informações e decide dar ou não o selo. Produtos que tiverem o selo precisarão colocar a declaração e uma versão resumida no site do RGMat. A certificação dura três anos por produto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s