Continua após publicidade

Revestir 2013: setor cerâmico é um dos que mais cresce

A alta esperada para as vendas no setor cerâmico em 2013 é ainda maior do que a do ano anterior: 6%. Por isso, a Exporevestir começa animada

Por Dan Brunini
Atualizado em 20 dez 2016, 16h22 - Publicado em 4 mar 2013, 15h27
banho

Enquanto a indústria de materiais para construção teve um 2012 modesto – 1,4% de crescimento nas vendas em relação a 2011, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) –, o setor cerâmico comemorou um índice de 3,7%. Para 2013, a projeção é ainda mais animadora, com uma alta esperada de 6% nas vendas e na produção no mercado interno. “Além da resistência e durabilidade, o consumidor enxerga na cerâmica um produto alinhado às tendências e inovações tecnológicas”, comenta Michael Rumpf Gail, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer). Essas inovações estão espalhadas pela Revestir – que, mesmo englobando outras áreas repletas de lançamentos (pedras, cimentícios, madeiras, itens para cozinhas e banheiros), continua sendo predominantemente ocupada pelas cerâmicas: 45% do total do espaço expositivo. A revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO de março traz um encarte especial sobre a feira. Ele é bilíngue (por isso você tem essa reportagem também em inglês) e isso não é por acaso: em tempo de um Brasil em evidência, nossa indústria aproveita os bons ventos com muitos compradores internacionais. 

Awash in optimism

While the construction materials industry had a modest 2012 – with sales up 1,4% compared to 2011, according to the Brazilian Association of the Construction Materials Industry (Abramat) – the ceramics sector celebrated a growth rate of 3,7%. Forecasts for 2013 are rosier still, with sales and domestic market production expected to spike at 6%. “In  ddition to resistance and durability, consumers see ceramics as a product that is in line with new trends and technological innovations”, says Michael Rumpf Gail, Chairman of the Board of Directors of the National Association of Manufacturers of Ceramics and Coverings, Porcelain Bathroom Fixtures and Related Products (Anfacer). Tese innovations are spread throughout Revestir; and although the fair includes other areas full of new products (stones, cements, wood, items for kitchens and bathrooms), most of the space continues to be occupied by ceramics: 45% of the total exhibition area.

Publicidade