Casa Created with Sketch.

Não desperdice água: uma seleção de dicas para economizar sempre

Tem noção do quanto desse valioso recurso natural você gasta por mês com as instalações de sua residência? Precisa de mais ideias para poupar?

contemporary-toilets

 (/)

Sua bacia sanitária está em ordem?

As louças são tão resistentes que dá pena trocar. Mas, dependendo da idade do conjunto, indica-se a substituição, pois alguns deles chegam a consumir cerca de 12 litros por fluxo contra apenas 3 litros da descarga parcial das versões atuais. Uma norma técnica implementada no fim dos anos 90 determina que as bacias devem trazer impressa perto da logomarca a quantidade de litros consumidos por fluxo (Ipf). Dá uma olhada lá. Não achou? Sinal de que sua privada é antiga – talvez seja a hora de trocar. Na foto, você vê a Carlyle, da Toto, que pede só 6 litros de água para uma descarga completa. Preço sob consulta.

Celite_Valvula_Automatica

 (/)

Mictório eletrônico

Há quem estranhe ter um mictório em casa, mas em alguns casos pode valer a pena. Os modelos mais convencionais consomem 1,5 litro de água por fluxo, metade do gasto de uma privada já adaptada com mecanismo de duplo fluxo. As versões mais tecnológicas chegam a usar menos da metade disso. A Celite criou uma válvula eletrônica para mictórios que dispensa o uso das mãos para ser acionada e que gasta apenas 0,63 por descarga. A e-Eletronic (foto) custa R$ 149.

Duravit_urinal_architec_620x300

 (/)

Nadica de água

Empresas como a Duravit (foto), a Deca e a Roca oferecem mictórios que não utilizam água – um gel dá conta de eliminar os resíduos de urina por mais de 2 mil descargas. A solução, mais indicada para usos comerciais, tem preço sob consulta.

Printscreen_Superinteressante

 (/)

Nossos amigos da Revista Superinteressante traçaram um panorama mundial do consumo de água. Está imperdível!

Visite super.abril.com.br/crise-agua/

augapedeagua

 (/)

Conheça outras iniciativas que merecem a sua atenção:

* A campanha do Instituto Akatu reúne dicas de conservação das águas, entre outras informações importantes

www.aguapedeagua.com.br

ANAguas_Atlas

 (/)

* Você sabia que existe um Atlas do Abastecimento Urbano de Água no Brasil? Conheça o mapa no site da Agência Nacional de Águas (ANA).

www.ana.gov.br

Onu

 (/)

*Até a Organização das Nações Unidas (ONU) dedica atenção ao assunto. Para a entidade, a gestão inteligente e integrada do recurso é fundamental para a paz e a segurança globais.

www.onu.org.br

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s