Continua após publicidade

Janelas e portas prontas: saiba como escolher, comprar e conservar

9 perguntas que você deve fazer para garantir o bom funcionamento de janelas e portas prontas. Já selecionamos 17 modelos! 

Por Por Regina Valente Fotos: divulgação
Atualizado em 16 fev 2024, 10h36 - Publicado em 27 jul 2009, 12h19
Um título para uma foto sem titulo
 (/)
Continua após publicidade
Um título para uma foto sem titulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenhadas sob medida ou compradas prontas, portas e janelas têm contornos capazes de marcar um projeto. E contam com uma aliada de peso: Com o avanço da tecnologia na indústria de tintas, vernizes, ceras e impregnantes, a importância do material do caixilho é menor a cada dia, pois todos os tipos podem ser beneficiados, destaca o engenheiro civil e pesquisador Fúlvio Berçot Miranda, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Por causa disso, mesmo em zonas industriais ou marítimas, um caixilho de aço pode resistir à corrosão por vários anos, se receber a manutenção adequada. Já as madeiras têm a durabilidade incrementada pelos tratamentos contra pragas. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) mostram que a madeira responde por 40% da produção de esquadrias no Brasil, seguida pelo aço (39%), alumínio (20%) e PVC (1%). Este último vem ganhando espaço: seu uso em perfis para a construção civil subiu de 3,8% em 1998 para 15,7% hoje, segundo o Instituto do PVC, de São Paulo. Pesa ainda o preço, em média 30% maior em relação aos outros materiais, avalia o arquiteto paulista Rodrigo Angulo. Clique em cada uma destas 9 perguntas para ver as respostas, que dão as dicas para uma boa escolha. Agora, se você preferir personalizar, estas 12 portas foram feitas sob medida.

O que observar na hora da compra?

Independentemente do material, verifique se o produto tem certificação, selo do Inmetro ou outra garantia de que atende às normas técnicas nacionais. Cheque sua qualificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, do Ministério das Cidades, ou no Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo, sugere o pesquisador do IPT. Selos ISSO 9000 e similares não garantem o desempenho da peça, apenas normatizam sua apresentação, suas dimensões e seu acabamento. X Fechar

Faço sob medida ou compro prontas?

 

Depende do orçamento e da especificação do projeto. Para janelas, o arquiteto considera questões como a iluminação (natural e artificial) e a proporção entre as aberturas e a área do ambiente. Modelos de alumínio e de madeira sob medida ficam cerca de 15% mais caros se comparados às peças prontas, observa o arquiteto Rodrigo Angulo. Para as portas, vale a mesma relação de preço. Elas podem custar ainda mais se as dimensões saírem muito do padrão, explica Rodrigo. Vale lembrar que, ao optar pelo desenho exclusivo, o profissional responsável pelo projeto deve checar o detalhamento dos caixilhos e o tempo de entrega (em geral, 30 dias).

Como calcular o vão de instalação?

 

De acordo com Luiz Sérgio Mendonça Coelho, da área de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (UniFEI), de São Bernardo do Campo, SP, o vão deve ser maior que a peça 1 cm na altura e 2 cm na largura. Isso permite a movimentação correta das folhas e barra quase toda a entrada de luz e ar. Daí a importância de prever, no projeto, o tamanho exato de cada porta, cada janela e os respectivos vãos.

Continua após a publicidade

Qual o momento certo para instalar?

 

Na fase final da obra, cuidadosamente, após a pintura das paredes. Antes disso, portas e janelas devem vem ser armazenadas em local seco. Se precisar instalar antes, mantenha os caixilhos especialmente os de alumínio abrigados nas embalagens originais, geralmente chapas duras, para evitar o contato com argamassa, gesso e solventes, diz Fúlvio Miranda. Você também pode protegê-los com papelão, plástico ou painéis de compensado.

Que cuidados tomar na instalação?

 

Contrate uma equipe especializada, que cumprira a risca as orientações do fornecedor. Para alumínio e PVC, utiliza-se o contramarco, espécie de moldura com bom poder de vedação que deve ser chumbada na alvenaria para posterior parafusamento dos caixilhos. Pecas de madeira podem ser instaladas com espuma de poliuretano. Apos injetado no caixilho, esse material se expande, trava a madeira e faz a vedação, explica o arquiteto Rodrigo Angulo.

Quais os benefícios do alumínio?

 

Leveza, fácil manuseio e manutenção simples, alem de boa resistência a maresia. A anodização, feita na fabricação, aumenta a proteção e a durabilidade do alumínio para as regiões litorâneas, destaca o professor Luiz Sergio Mendonça Coelho. O tratamento forma uma camada de oxido de alumínio, que protege contra corrosão, salinidade e fumaça industrial. E possível também realizar a pintura eletrostática a pó, um fino acabamento aplicado na fabricação que adere a todas as cavidades e re-entrâncias da superfície.

Continua após a publicidade

Quando devo optar pela madeira?

 

Em locais que exijam maior isolamento térmico. Mas ela pode sofrer muitas deformações durante uma instalação malfeita, diz o pesquisador do IPT, alertando sobre a necessidade da boa mão-de-obra. Para evitar o empenamento devido a ação dos raios solares e da umidade, trate o material com óleos impregnantes, que formam uma película protetora e mantêm sua beleza. Prefira modelos maciços, mais resistentes ao ataque de cupins e a ação do tempo, sugere o professor Luiz Coelho.

Quais as vantagens do PVC?

 

Durável e de fácil manutenção, proporciona ótimo isolamento acústico, alem de boa vedação, porque as juntas vem soldadas, sem emendas. Em qualquer situação, os produtos devem apresentar garantia contra deterioração e desbotamento causados pela exposição ao sol. Melhor instalar em áreas protegidas das intempéries.

Como é a manutenção de cada material?

 

Limpe com produtos neutros, segundo as recomendações do fabricante na embalagem ou no manual de usuário. Evite agentes abrasivos, como esponjas de dupla face e palha de aço, e produtos químicos como removedores, querosene, cloro e limpadores multiuso, que danificam qualquer material. Para a madeira, observe as recomendações dos fabricantes de tinta ou verniz quanto a periodicidade da aplicação. Antes da repintura, retire a camada anterior para evitar empolamento, que pode comprometer a movimentação das folhas no caixilho. No caso dos vernizes, lixe a camada antiga ate desaparecer todo o brilho.

Continua após a publicidade

Medidas mais usadas

Portas

– de entrada: 1,02 x 2,10 m.

– banheiros e quartos: 0,72 x 2,10 m.

– áreas de circulação: 0,92 x 2,10 m.

Janelas

Continua após a publicidade

– quartos: 1,20 x 1,20 m.

– banheiros: 0,60 x 0,60 m e 0,60 x 0,80 m.

Publicidade