Casa Created with Sketch.

Já dá para comprar as luminárias de Rosenbaum criadas no Acre

Você já deve ter visto as luminárias que Marcelo Rosenbaum criou no Acre em Milão ou durante o Design Weekend. Agora, elas chegam às lojas.

A impressão que se tem quando se observa a obra de Marcelo Rosenbaum é que ele já tem seu nome registrado entre os designers brasileiros mais promissores de sua geração. Politizado, está à frente de uma equipe que concilia, como poucas, o design às causas sociais. Durante a 2ª edição do Design Weekend, a maior semana dedicada ao Design da América Latina realizada entre os dias 15 a 18 de agosto em São Paulo, dois fatos só corroboram com essa ideia: o lançamento da coleção de luminárias Yawanawá, resultado da segunda edição do projeto A Gente Transforma (AGT) e que chegam ao mercado com tecnologia da La Lampe, e o anúncio de que ele será o curador do Clube de Colecionadores de Design do Museu de Arte Moderna (MAM) em 2014. Saiba mais sobre esses feitos no texto logo abaixo da galeria de fotos:

A coleção Yawanawá é composta por nove luminárias confeccionadas com miçanga de vidro. Os produtos foram produzidos pela equipe de Rosenbaum, de designers do Fetiche Design e do Nada se Leva, em conjunto com 78 artesãos da etnia Yawanawá das aldeias amazônicas Nova Esperança e Amparo, do Acre. “Passamos um mês nas aldeias conhecendo a mitologia desses povos, ouvindo suas histórias. Então, com eles, começamos a produzir as peças de artesanato que seriam transformadas em luminárias. Cada luminária remete a mitos e lendas da cultura da comunidade. Tudo foi feito enquanto, simultaneamente, nossa equipe discutia com os índios a necessidade de eles criarem um coletivo para comercializarem seu artesanato”, conta Rosenbaum, que revela que o insight de realizar a segunda edição do AGT no Acre quando participava de uma festa Yawanawá durante suas férias. “O que mais me marcou nesta experiência foi a floresta. Demoramos 15 horas de ônibus e mais 10h de canoa para chegar ao nosso destino e, quando paramos, nos deparamos com a floresta amazônica, que se revela de uma beleza absurda. Estar no meio dos índios e ajudá-los no resgate da própria cultura é emocionante”, revela o designer André Bastos, do Estúdio Nada se Leva, que também participou da confecção do material. Após voltarem da Amazônia, os designers se reuniram com a equipe da La Lampe, que leva ao mercado as luminárias, para dar o acabamento ao material, o que inclui produzir a base das luminárias e a estrutura elétrica, por exemplo.

Outra novidade apresentada no DW! e que corrobora com a impressão de que Rosenbaum está entre os designers mais importantes de sua geração é o anúncio de que, durante o ano de 2014, ele será o novo curador do Clube de Colecionadores de Design do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. No próximo ano, ele terá o desafio de selecionar cinco designers que criarão peças para serem expostas no MAM. Embora ele afirme que já tem alguns nomes em mente, ainda não os revela, mas já adianta: “em 2014, temos o objetivo de fazer imersões em nove comunidades brasileiras no projeto A gente transforma. Queremos fazer um trabalho semelhante ao do Acre. Minha ideia é convidar os cinco designers que terão seus trabalhos expostos no MAM para imergirem nesses regiões e, em parceria com sua população, criar as peças”. Resta-nos acompanhar e esperar as novidades que vêm por aí.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s