Casa Created with Sketch.

Aprenda a instalar molduras de gesso e valorize teto e paredes

Nós revelamos os segredinhos da execução do rodateto e provamos que é muito fácil fazer o serviço sozinho

Nossa reportagem testou e comprovou: é possível dar uma de gesseiro de fim de semana e fazer a instalação de todo o rodateto sem a necessidade de mão de obra especializada. Claro que há segredinhos de execução que respondem pelo serviço impecável – mas nós desvendamos todos eles para você! O único inconveniente é a sujeira, inevitável com ou sem profissional na jogada.

01-quarto-de-bebe-feito-a-mao-pela-familia

Elemento tradicional da decoração de interiores, as molduras que arrematam o encontro das paredes com o teto permanecem em alta e se revelam uma alternativa mais em conta na comparação com as sancas. Apesar dos orçamentos salgados para a colocação, as peças são baratas – um modelo simples, de 1 m, custa em média R$ 2. “A mão de obra encarece a soma: o serviço é cobrado por metro linear e não sai por menos de R$ 300, que é a taxa mínima para São Paulo”, afirma Ulisses Militão (na foto), proprietário da loja virtual Qual o Segredo do Gesso?. A pedido de MINHA CASA, o gesseiro ensina o caminho das pedras e mostra o passo a passo da instalação para você fazer sozinho e economizar.

Conheça as artimanhas para a execução de um rodameio

Descubra os truques dos profissionais para um serviço bem-feito

Fique com a dica do especialista Ulisses Militão: o bom resultado da execução é conquistado com o gesso ainda úmido. Por isso, compre-o 24 horas antes ou até mesmo no dia da colocação. “A peça seca corre o risco de empenar”, alerta. Outra medida esperta é raspar o verso e as laterais das baguetes antes de assentá-las. Isso porque os fabricantes untam a superfície para impedir que o gesso pronto grude na mesa onde é confeccionado. “Ao desgastá-las, elimina-se essa proteção e obtém-se mais porosidade, fator importante para a aderência da cola”, explica o gesseiro. E cuidado com o manuseio, visto que os modelos se quebram facilmente. Por fim, saiba que, após a instalação, será preciso repintar o cômodo, pois a massa que fixa as molduras, assim como a tinta que lhes dá acabamento, certamente mancharão o teto e as paredes.

Acerte na escolha do modelo

“As baguetes de design reto são tendência e deixam qualquer espaço chique e contemporâneo”, aposta a arquiteta Joia Bergamo, de São Paulo. Ela aconselha a fugir das ornamentadas, carregadas de detalhes e curvas, que imprimem um ar antigo, e também das magrinhas demais. Mas não deixe de considerar as dimensões do ambiente para determinar a largura das peças, como pondera a arquiteta paulistana Andrea Pontes: “Cômodos muito grandes e com pé-direito alto permitem acabamentos maiores”. Já as áreas pequenas… “Elas ficam mais harmoniosas com faixas que tenham até 15 cm”, orienta. As cores podem variar, embora a maioria das pessoas faça questão do branco, que proporciona um visual clássico. “No entanto, se o espaço for pintado de um tom forte, e você não quiser atrair todos os olhares para o rodateto, não hesite em tingir a moldura com a mesma tonalidade das paredes”, defende Andrea.

Preços pesquisados em 30 de agosto de 2013, sujeitos a alteração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Artefato Gesso Decorando Seus Sonhos