Casa Created with Sketch.

Abrigo para alpinistas, na Eslovênia, tem vista de tirar o fôlego

Com capacidade para até oito pessoas, o abrigo foi construído na montanha de Skuta, na Liubliana, capital da Eslovênia.

abrigo5

 (/)

A terceira maior montanha dos alpes de Kamniške na Eslovênia, intitulada Skuta, ganhou um abrigo para alpinistas. Feita de concreto, a cabana possui, em revestimento de vidro, trazendo aos seus ocupantes vistas incríveis do local. Chamado de Alpine Shelter Skuta, o espaço foi projetado por alunos da Universidade de Harvard durante uma oficina de arquitetura ministrado por Rok Oman e Spela Videcnik, do estúdio OFIS. A proposta, assinada pelos estudantes Frederick Kim, Katie MacDonald e Erin Pellegrino, foi escolhida para substituir um outro abrigo, construído há mais de 50 anos no local.  “As condições climáticas extremas nas montanhas é um desafio para arquitetos, engenheiros e designers. Dentro de um contexto de risco extremo de forças ambientais, é importante  projetar edifícios que possam suportar condições climáticas extremas, mudanças de temperatura radicais, e terreno acidentado”, contou Rok Oman. 

 

abrigo3

 (/)

 

A estrutura foi construída fora do local e transportada, durante três viagens, por um helicóptero do exército do país. Então, foi a vez da equipe e voluntários entrarem em cena para terminar a instalação da cabana, que levou um dia para ser finalizada. Ancorada à rocha por meio de ligas de metal, a cabana é revestida com fibras de vidro e painéis de concreto, e tem tripla-vitrificação para ajudar a suportar os fortes ventos e montes de neve que são comuns na região.”É um símbolo de refúgio. A forma e os materiais foram escolhidos para responder às condições extremas de montanha, e também oferecerem vistas para a paisagem”, explicam os estudantes de Harvard. Composta de três módulos, cada um tem uma função específica. O primeiro possui entrada, armazenamento e uma área para preparação de alimentos, enquanto o segundo fornece um lugar para dormir e socializar. O terceiro contém beliches. Ao todo, o abrigo comporta até 8 pessoas. “O esforço e planejamento para este projeto de pequena escala se destina a manter a memória, o espírito e a cultura das montanhas como um lugar especial para os eslovenos”, finaliza Rok Oman. 

abrigo

 (/)

abrigo2

 (/)

abrigo6

 (/)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s