Casa Created with Sketch.

7 ambientes em que a iluminação é a protagonista

Reunimos sete espaços já publicamos no Casa.com.br, nos quais o projeto luminotécnico é destaque. Tem quarto, sala e até lavanderia

Dentro do universo do décor, um bom projeto luminotécnico, que respeita as características do espaço e os desejos do cliente, é essencial. Para você entender melhor como isso é um fato, selecionamos sete ambientes em que a iluminação se destaca. Confira abaixo.

1. Quarto discreto de casal

1-iluminacao-destaque

 (/)

Neste quarto de 22 m², a iluminação valoriza a atmosfera. Ela foi embutida em um pórtico de gesso que funciona como uma moldura ao redor da cama. Observe que as laterais receberam rasgos de 57 cm x 1,10 m de altura que embutem lâmpadas fluorescentes, produzindo uma luz difusa. Na parte superior, duas dicroicas ajudam a destacar os rebaixos dos quadrados do painel. Para a leitura, o casal conta com as luminárias Archimoon K e Ara, ambas de Philippe Starck. Projeto de Marcelo Rosset.

2. Quarto cheio de luz

2-iluminacao-destaque

 (/)

Pensando em superfícies que clareiam de maneira uniforme, e não em focos, o arquiteto Guilherme Torres cercou o refúgio que elaborou para uma mostra de decoração com divisórias inteiramente iluminadas. Na prática, a ideia serve para momentos de leitura e relax. Pendentes completam a proposta. Pano contínuo: presa em perfis de alumínio, a lona desenha o painel translúcido, que apresenta, no verso, fluorescentes de tonalidade amarelada.

3. Luz para clarear e dar amplitude

3-iluminacao-destaque

 (/)

Sem forro e com pé-direito baixo (2,70 m), o apartamento ganhou novos caminhos para a luz: o ponto central no teto se desdobrou no espaço com a ajuda de conduítes rígidos de alumínio galvanizado. A solução ainda agilizou a obra no projeto da Suite Arquitetos. Rede funcional: os holofotes (Trust Iluminação) trazem lâmpadas halógenas AR 70, de foco mais aberto, e do tipo PAR 20, que pontuam quadros e móveis. Item dos mais versáteis na iluminação de ambientes sociais, a luminária de pedestal (Mixtape) muda de lugar conforme a necessidade.

4. Varanda dourada

4-iluminacao-destaque

 (/)

Para se mesclar à estrutura de eucalipto, os spots e perfis adotados aqui são de cobre, especialidade da Lightworks, que assina a luminotécnica. Leds com temperatura de cor quente asseguram o clima aconchegante na casa de praia em Angra dos Reis (RJ). Pontos de luz: pequenos spots destacam os focos de interesse, como a mesa e a bancada da churrasqueira. Presas nas vigas, as calhas delgadas quase não aparecem e jogam luz para realçar o forro de bambu e clarear indiretamente o espaço.

5. Claridade homogênea em sala de estar

5-iluminacao-destaque

 (/)

Nesta cobertura assinada pela carioca Paula Neder, os diferentes planos do teto e os recortes para encaixe das lâmpadas foram definidos por pilar e vigas. Nas sancas, estrela o sistema Xenon Lighting (La Lampe), responsável pela claridade homogênea que se difunde pela ala social. “Esse tipo de lâmpada tem temperatura de cor [tonalidade medida em K] agradável e baixo consumo de energia, além de ser durável”, destaca Paula.

6. Projeto luminotécnico em tons de dourado

6-iluminacao-destaque

 (/)

Localizada nos Estados Unidos, a casa foi reformada pelo arquiteto e lighting designer paulista Rafael Leão, que também cuidou da nova iluminação. No living, o antigo madeiramento do forro constitui, agora, o fundo de inusitadas luminárias. A luz das fitas de led, com 3 mil K de temperatura de cor, rebate no material natural e dá o tom dourado que permeia a sala. Sobre os panos de vidro, a iluminação rasante não vaza para a varanda e, ainda, compõe com a luz natural, que entra livremente.

7. Sabores da cozinha

7-iluminacao-destaque

 (/)

O ambiente pede boa reprodução de cor nas áreas de lavar, estocar, lanchar etc. Atento a essa premissa, mas em nome do bem-estar, o arquiteto David Bastos planejou para a Casa Cor São Paulo 2013 este projeto pleno de luz indireta. No teto, dicroicas embutidas garantem a luz geral. Plano discreto: o painel de gesso tingido de cinza grafite sobressai diante da parede coberta de cimento queimado. A placa parece solta do fundo graças às bordas com lâmpadas de led embutidas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s