Casa Created with Sketch.

10 motivos para você apostar no drywall

Há muitas vantagens que fazem do drywall uma excelente opção a considerar na próxima reforma. Confira!

abre-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

Os egípcios sabiam das coisas. Cerca de 2500 anos antes de Cristo, eles já utilizavam amplamente o gesso para unir blocos de pedras na construção das pirâmides e na cobertura de paredes, que  conservam suas pinturas milênios depois. De falta de durabilidade, não se pode reclamar! Agora imagine este material conhecido há tanto tempo em uma versão moderna e prática. “O drywall é a otimização do gesso, solucionando vários aspectos da obra sem desperdício, com versatilidade e rapidez”, resume Carolina Machado, do escritório Rima Arquitetura & Design.

O sistema, que significa “parede seca” em inglês, é formado por duas ou mais placas de gesso acartonado parafusadas em uma estrutura metálica, geralmente em aço galvanizado. Ele pode ser encontrado nas cores branca, rosa (resistente ao fogo) e verde (com tratamento contra a umidade), em placas de 1,20m X 2,40m ou 1,20m X 1,80m. Ele tem mudado a forma de pensar a construção civil desde sua invenção há 120 anos, nos Estados Unidos, onde ainda é o sistema mais utilizado. Segundo a Associação Nacional do Drywall, o consumo anual do material aqui no Brasil só cresce, passando de 1,7 milhão de metros quadrados em 1995 para 50 milhões de metros quadrados em 2013.

Ainda não se convenceu? Então está na hora de rever seus conceitos. Conheça agora 10 motivos para você amar o drywall e investir nele em sua próxima reforma!

1 – É econômico

Vamos logo ao que interessa! A economia aparece de cara no transporte do material e dos resíduos – muito mais leves e compactos que tijolos, madeira e cimento -, além da hora de trabalho dos profissionais, que são poucos e terminam tudo rapidamente. O arquiteto Júnior Piacessi atesta: “Ao invés de contratar um pedreiro e um pintor, o gesseiro já resolve grande parte. As pessoas querem economizar na montagem e ganhar tempo na obra”.

Sem drywall

01-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

Com drywall

02-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

2 – Versatilidade é com ele mesmo

Ele tem mil e uma utilidades! Você faz nichos, prateleiras, estantes, closets, armários de cozinha, despensas, cômodas, detalhes na marcenaria, bancadas de estudos, painéis para home theater, móveis para banheiro, paredes e forros retos e curvos, pode repaginar lareiras e churrasqueiras, fechar vãos de portas e janelas, entre outras ideias. “O que achei mais interessante foi a possibilidade de fazer um ambiente completamente diferente usando apenas esse recurso. Além disso, achei a proposta inteligente e esteticamente muito mais bonita”, comenta a funcionária pública Miriam Tonidandel, cliente do escritório Situar Projetos, que não conhecia o material antes da reforma em sua casa.

3 – Agiliza a construção

O fator tempo é decisivo. “Com drywall, vemos muita coisa estar pronta em dois dias”, afirma a arquiteta Carolina Machado. Uma dupla de instaladores, por exemplo, produz em media 30m² de drywall em apenas um dia. E uma parede em drywall está concluída em apenas duas horas para receber o acabamento. Um sonho para quem reforma a casa ou está construindo um escritório ou uma loja, com prazos enxutos.

Sem drywall

03-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

Com drywall

04-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

4 – Oferece precisão no acabamento

Reboco, chapisco e massa fina: já vão tarde! Os tempos de lama acabaram com o drywall, cuja superfície já nivelada facilita a aplicação da pintura e de revestimentos, refletindo na qualidade final da obra. Um cuidado básico é escolher massas e argamassas colantes específicas para ele.

5 – Otimiza a área útil

Calcule comigo: o drywall permite um ganho médio de 5% na área. Parece pouco, mas em um apartamento de 100m² você consegue liberar 5m², o que representa dez metros de armários embutidos. Dez metros de armários! Nesta era de apartamentos cada vez menores, é algo a considerar.

Sem drywall

05-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

Com drywall

06-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

6 – Resiste à umidade

Pode usar drywall no banheiro, na cozinha ou na área de serviço? Lógico! A tecnologia é essa maravilha, e hoje o mercado oferce chapas tratadas com hidrofugante, vendidas na cor verde. Os revestimentos são aplicados na face colorida, caso você não goste de verde… No caso de áreas molhadas, atente para a precisão nos rejuntes dos azulejos e a impermealização com membranas acrílicas ou cimento polimérico. Afinal, gesso e água nunca foram bons amigos.

7 – É resistente

A fragilidade do drywall é um mito a ser desconstruído. As chapas de gesso acartonado são unidas por uma estrutura metálica de aço galvanizado, com guias e montantes que combinam leveza e resistência, enquanto o gesso convencional costuma trincar na movimentação das edificações. Inclusive, é possível fixar prateleiras, quadros, TVs, lustres ou outros objetos com carga superior a 30kg no drywall, desde que um profissional avalie o reforço da estrutura, a distribuição de carga e o uso de buchas e acessórios apropriados.

Sem drywall

07-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

Com drywall

08-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

8 – Recebe todos os revestimentos

Nesse aspecto, o drywall é como uma parede tradicional. Ele pode ser totalmente personalizado com porcelanato, pastilhas, cerâmicas, azulejos, papel de parede, ripas de madeira, laminados, pinturas, texturas e até pedras, desde que a carga seja calculada e distribuída por um profissional.

9 – Tem qualidades térmicas

O sistema drywall é baseado no gesso, e ele é naturalmente um regulador do clima. Ele retira umidade do ar quando ela está elevada, devolvendo ao ambiente essa umidade no tempo seco. Deste modo, você terá um espaço com poucas variações de umidade, que fica mais fresquinho no calor e mais quentinho no inverno, sem gastar com energia elétrica.

Sem drywall

09-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

Com drywall

10-motivos-para-voce-apostar-no-drywall

 (/)

10 – Minimiza o entulho

Um dos grandes motivos pelos quais a palavra reforma dá calafrios é o trabalho e a despesa trazidos pelo entulho da obra, fora o impacto ambiental desse lixo todo. O drywall é uma opção mais ecológica, pois reduz drasticamente o desperdício e seus resíduos não são tóxicos, além de 100% recicláveis. Já um tijolo deve demorar aproximadamente (insira aqui um múltiplo de 10) milênios para se decompor.

Não por acaso, o drywall vem conquistando espaço em um número cada vez maior de projetos, de pequenas reformas à completa remodelação dos espaços, tornando a obra, o orçamento e o impacto ambiental mais racionais. Então vale prestar atenção neste material e considerá-lo em sua próxima reforma! Você agora tem 10 boas razões para isso.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s