Dicas de como aplicar papel de parede
Selecionamos algumas dicas de como você mesmo pode aplicar papel de parede na sua casa
A aplicação do papel de parede é simples e rápida – não provoca respingos e odores, que podem vir com a pintura, por exemplo. Mas nem todos podem se aventurar a tentar aplicá-lo. É preciso ter um pouco de habilidade manual e disposição. Quer aprender? Confira algumas dicas abaixo.
Escolha o papel de parede ideal para sua casa
Há três grandes famílias no mercado. Os vinilizados recebem verniz impermeabilizante, mas pouco resistem à umidade. Já os vinílicos contêm uma camada de pasta de PVC e podem ser limpos com pano úmido. Há ainda os chamados non woven, cuja trama mescla fibras de celulose e algodão e promete durabilidade intermediária.
Como calcular a quantidade a ser aplicada?
Meça o pé-direito, descontando sanca e rodapé. Divida então o comprimento do rolo por essa medida – a maioria dos papéis nacionais e estrangeiros tem 10 m x 50 cm – e some uma sobra para casar a estampa. Geralmente, os produtos trazem uma bula, indicando a perda para cada padrão. Levando em conta o pé-direito-padrão de 2,60 m, mais 20 cm de perda, cada rolo cobre 1,50 m de largura. O ideal é também comprar um rolo extra para eventuais reparos.
Como colar?
Nada de cola branca. Ela até funciona, mas pode retirar a massa corrida durante a retirada do papel de parede. Há produtos ideais para isso, com bactericidas e fungicidas, específicos para cada tipo de material.
Os vinilizados e non woven pedem cola em pó ou em gel à base d’água. Para retirar o papel, basta umedecê-lo com uma esponja até que a goma amoleça e puxar.
Mais espesso e pesado, o papel vinílico exige cola também vinílica em gel. Na hora da remoção, é preciso destacar a camada plástica antes de umedecer o papel.
Quer um tutorial de como colar? Confira neste vídeo da artista plástica Camila Camargo.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ylkfgeea7NE%5D