Criado por brasileiro, plugin para SketchUp facilita vida de arquitetos
Comandada pelos arquitetos Leandro Araújo e Roberto Andrés, Hometeka atualiza seu plugin e abre inscrições para concurso de arquitetura
Ao desenvolverem um projeto de interiores, arquitetos e designers sabem dos desafios de decorar bem, atendendo às necessidades do cliente e oferecendo um preço que caiba no bolso. Mais do que isso: entendem como é complicado fazer os clientes visualizarem o desenho 3D na prática. Para ajudar esses profissionais a projetarem, a startup brasileira Hometeka, comandada pelos arquitetos Leandro Araújo e Roberto Andrés, criou um plugin para SketchUp (famoso software que arquitetos usam para criar seus trabalhos). A ferramenta aplica nos espaços do projeto móveis reais em 3D, simulando como eles ficariam no ambiente. Funciona assim: ao baixar o plugin e sincronizá-lo com o programa, o profissional pode selecionar os móveis que deseja colocar em seu projeto e ir decorando a casa, ao mesmo tempo em que vai conferindo o resultado. O diferencial é que todos esses móveis simulados no SketchUp estão linkados com um e-commerce do Hometeka e, ao final do trabalho, podem ser comprados.
O plugin, que existe desde 2012 e passou por recentes atualizações, já deu origem até a um concurso, o Prêmio Hometeka de Interiores: anualmente, profissionais de arquitetura de todo o Brasil são desafiados a criar um projeto usando essa ferramenta. O vencedor tem sua casa projetada e apresentada em vários pontos do país, além de um reconhecimento de R$ 10mil. As inscrições do concurso deste ano abrem amanhã, 6 de julho, e se estendem até o dia 29. Detalhes da competição e mais informações do plugin podem ser acessados no site da Hometeka. Na última edição, a vencedora foi a Casa Chassi, desenvolvida pelos arquitetos Bernardo Horta e Pedro Haruf, uma moradia modular customizável e industrializada.