Artista cria painel colorido através de luzes refratadas
O americano Stephen Knapp brinca com luzes e vidros para formar grandes painéis coloridos que mais parecem uma pintura
O trabalho de Stephen Knapp não se parece a nada que você já tenha visto: o artista cria obras transformados pela luz há mais de 30 anos, produzindo instalações com iluminações vibrantes que ele considera como pinturas. Essas obras em grande escala usam o mínimo de ferramentas, aproveitando luzes simples e vidros dicroicos, que funcionam como um filtro de cores, para projetar uma infinidade de tons contra paredes e cômodos. Os desenhos não são previamente esboçados ou programados por computador, mas criados durante o processo de instalação, enquanto Knapp move intuitivamente os vidros, criando diferentes padrões iluminados.
“A diversão do que eu faço com a luz é que não há nada em nossa memória visual que nos prepara para o que eu estou fazendo”, disse Knapp em um curta-metragem sobre o seu trabalho. “O fato de que o que eu crio possa ser feito apenas com luz, sem nenhuma tinta sobre esses painéis, é absolutamente surpreendente para as pessoas. O que eu estou tentando fazer é desafiar qualquer noção tradicional de percepção. O que é isso? É real? Não é real? Isso importa?”, completa.
Com trabalhos apresentados em exposições individuais em vários museus dos Estados Unidos, atualmente, a exibição Lightpaintings está no Pensacola Museum of Art, na Flórida, e pode ser vista até o dia 27 de agosto.
Fonte: Colossal.