Casa Created with Sketch.

DIY: saiba como fazer seu próprio espelho de chão gastando pouco

Espelhos são ótimos para ampliar o espaço, clarear áreas escuras e dar sensação de profundidade. Aprenda a fazer sua própria peça gastando menos!

O espelho é uma das peças mais cobiçadas para decorar ambientes de maneira simples e elegante. Além de ampliar o espaço, ele clareia áreas escuras e produz a sensação de profundidade. O único porém é que a maioria das peças custam caro. Mas é possível fazer seu próprio espelho e gastar menos. O site Aparment Therapy ensina o passo a passo deste um espelho de chão com moldura de madeira, que pode ser colocado em diversos ambientes. Confira:

Você vai precisar de:

  • Espelho grande
  • Cortador de vidro (se o seu espelho não for do tamanho exato que desejar)
  • 3 pedaços de madeira 2×4 para enquadrar o espelho
  • Oito parafusos
  • Oito arruelas
  • Broca (que seja um pouco mais fina do que os parafusos)
  • Serra circular
  • Broca elétrica
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Caneta marcadora preta
  • Óculos de proteção
  • Luvas

Corte o espelho no tamanho desejado

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Neste projeto, foi usado 1,5 metro de altura por 0,5 metro de largura. Usando a caneta preta, desenhe uma linha marcando as dimensões. Dica: use óculos protetores ao cortar o espelho para evitar acidentes.

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

Corte a madeira

– Neste projeto, os pedaços verticais da moldura ficaram propositalmente maiores, com 15 centímetros acima e abaixo da altura do espelho, para se parecer com uma escada. Se você quiser o mesmo resultado, a madeira deve ser cortada com 30 centímetros a mais do que a altura do espelho (ou seja, 1,80 metro).

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Depois, meça as peças horizontais. Você precisará medir cada peça 1 centímetro a menos que a largura do espelho real, já que ele será ajustado na moldura  0,5 centímetro de cada lado. Feito isso, corte cada lado da moldura usando a serra circular ao longo das linhas marcadas. 

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Depois, faça ranhuras em cada uma dos quatro pedaços de madeira da moldura, de modo que o espelho entre e fique firme quando montado. Ajuste a lâmina da serra circular para que ela apenas sobressaia 0,5 centímetro da placa base.

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Desenhe uma linha no centro de um dos pedaços de madeira e corte uma ranhura com 0,5 centímetros de profundidade. Dependendo da espessura do seu espelho, talvez seja necessário deixar o espaço mais largo. Depois de fazer o corte inicial, coloque a madeira sobre a borda do espelho para ver se ele se encaixa confortavelmente. Certifique-se de que o espelho se encaixa e se as peças estão niveladas umas com as outras.

Monte a moldura

– Depois de verificar o encaixe nos quatro lados, retire a peça de madeira superior mais longa e uma das peças mais curtas (superior ou inferior). Você ainda terá duas peças da moldura ao redor do espelho, a peça mais longa na qual o espelho está apoiado e uma peça adjacente mais curta. Com um lápis, marque onde elas se cruzam. Isso ajudará você a saber onde colocar os parafusos.

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Faça dois pontos onde você irá perfurar os buracos. É muito importante que os furos se alinhem na madeira: se não forem retos e centrados, você poderá ficar com uma madeira estilhaçada. Perfure os buracos, certificando-se de que as duas peças permaneçam alinhadas.

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Com uma arruela em cada parafuso, prenda cuidadosamente os parafusos na madeira. Repita as etapas acima usando a segunda peça curta, anexando-a à mesma peça lateral mais longa.

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

– Depois, deslize o espelho para dentro e coloque o último pedaço de madeira no topo. Repita as etapas acima novamente até que todos os quatro lados estejam protegidos com arruelas e parafusos.

(Ryan Douglas/Apartment Therapy)

Pronto! Você também pode pintar, envernizar a moldura ou deixá-lo com aspecto mais rústico.

Veja também:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s