Casa Created with Sketch.

Você já pensou em colocar cubos de gelo nos seus vasos de flores?

O truque é uma forma de evitar colocar água demais no vaso e afogar as suas plantas por causa de uma rega errada

Existe um truque antigo para cuidar de flores e deixá-las sempre bonitas e bem cuidadas: colocar cubos de gelo na terra. Você conhece? Se não, fique atento, porque esse pode ser o segredo para você ter plantas que duram muito, sem pesar no esforço de cuidar delas.

Esse truque é muito comum para quem cultiva orquídeas. Segundo o Apartment Therapy, o truque é medir exatamente o quanto de água a flor precisa para crescer saudável (três cubos de gelo) e evitar desperdícios ou que você afogue a planta, colocando líquido demais na terra. As orquídeas, por exemplo, têm uma tendência maior a sofrer de raízes que apodrecem – um resultado de terra molhada demais, o tempo inteiro. O método, portanto, funciona perfeitamente para evitar esse tipo de questão.

Existe, porém, uma polêmica em torno da técnica. Supostamente, a água gelada pode causar um choque de temperatura nas raízes de plantas tropicais (caso da orquídea), e isso pode ter um efeito na sua saúde a longo prazo. Além disso, profissionais da jardinagem comentam que regar bastante a terra de um vaso de orquídeas (desde que ele tenha os buracos ao fundo, para drenagem natural), é uma vantagem de tempos em tempos. O efeito seria de criar umidade no pote enquanto a água evapora, o que recria o habitat de floresta que é o natural dessa planta.

Isso também varia de espécie para espécie, mas essa é uma técnica que vale a pena experimentar (apesar de algumas ressalvas), se você tem o costume de errar a mão com frequência na hora da rega e costuma afogar as suas plantinhas, mesmo sem intenção. A ideia de usar um cubo de gelo é uma forma de ter mais controle sobre a quantidade de água que vai no vaso (afinal, muitos cubos indicam muita água) e pode se tornar uma facilidade para o dia a dia – principalmente se você leva uma rotina corrida e nem sempre tem tempo para cuidar das suas flores com calma.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s