Casa Created with Sketch.

Outono: como manter o jardim saudável e uma receita de inseticida natural

Cuidados com irrigação, adubação e poda são chave para garantir plantas bonitas e bem cuidadas na estação

 (Reprodução/Casa.com.br)

As tardes quentes e úmidas do verão terminaram no último dia 20 de março. A estação do momento é o outono, famosa por noites mais longas, temperaturas baixas, aumento dos ventos e a tradicional queda das folhagens.

Graças à popular canção da dupla Sandy e Junior, todo mundo já sabe que “o outono é sempre igual, as folhas caem no quintal”, mas o que fazer com as folhas secas no chão? É melhor deixá-las lá? Recolher?

Para responder essas e outras dúvidas, conversamos com o paisagista Luciano Zanardo e listamos algumas dicas para manter o jardim saudável nessa época do ano.

Ao final, você também confere uma receita de inseticida natural feito com calda de cebola, ensinada pela jardineira Carol Costa, do site Minhas Plantas.

1. Cuidado para não sobrecarregar a terra

As plantas começam a entrar em dormência durante o outono, por isso, nesse período, são necessários cuidados especiais para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água. De maneira geral, é preciso atenção com a irrigação, poda e adubação.

 (Reprodução/Giphy/Casa.com.br)

2. Diminua ligeiramente as regas

Com a queda da temperatura, as plantas perdem menos água, sendo assim, as regas devem ser diminuídas ligeiramente. Se o solo for encharcado, o processo de dormência será prejudicado e fungos podem surgir.

 (Reprodução/Peanuts/Casa.com.br)

3. Espere abril passar e agende a poda para maio ou junho

Diz a lenda que as árvores devem ser podadas nos meses que não têm a letra “r” no nome. Segundo o senso comum, as plantas dormem nesses períodos, por isso o corte pode ser realizado sem que elas sintam ou morram. Apesar de não comprovada cientificamente, a regra funciona na prática, as árvores podadas nesses meses são saudáveis e crescem com mais força e vigor. Então vale esperar o mês de abril terminar e marcar a poda para maio ou junho.

 (Reprodução/Giphy/Casa.com.br)

4. Retire galhos e folhas em excesso durante a poda

O processo de dormência, que começa no outono, dura por todo o inverno. Para garantir a saúde das plantas nos meses frios que vem a seguir, é possível tomar algumas medidas. Uma delas é retirar galhos e folhas em excesso durante a poda, essa ação facilita a penetração dos raios solares, assim a árvore armazena mais energia para ser utilizada no período de dormência.

 (Reprodução/Disney/Casa.com.br)

5. Adube a cada 20 dias

A adubação deve ser realizada a cada 20 dias durante o outono. O ideal é utilizar fertilizantes orgânicos, como o húmus de minhoca, a torta de mamona e a farinha de osso.

 (Reprodução/Giphy/)

6. Leve as folhas secas para a compostagem

As folhas secas devem ser retiradas do jardim. Uma boa ideia é recolher, levar para a compostagem e depois usar como adubo. Aqui você encontra um vídeo com o passo a passo para montar uma composteira em casa.

 (Reprodução/Make a Gif/Casa.com.br)

7. Aumente o jardim com flores coloridas

Se o seu desejo é aumentar o jardim, os girassóis são uma ótima opção. Além deles, as dálias, capuchinhas e campanulas.

 (Reprodução/Peanuts/Casa.com.br)

8. Cuidado com os fungos e pragas

É preciso ficar atento a alguns fungos e pragas típicos da estação, como os pulgões, ácaros vermelhos e moscas brancas. Abaixo você confere o passo a passo de um inseticida natural feito com calda de cebola. Além desta receita, outras que usem coentro e camomila também funcionam contra essas infestações.

 (Reprodução/Pixar/Casa.com.br)

Receita: Inseticida natural com calda de cebola

Aprenda a fazer em casa a receitinha simples que mantém pulgões, ácaros e cochonilhas longe de suas plantas – e sem envenenar sua família com produtos químicos!

Ingredientes:

– 2 cebolas grandes
– 1 litro de água

Modo de fazer:

– Descasque as cebolas e corte-as em cubos médios, o suficiente para que não enrosquem no liquidificador.
– Adicione 1 litro de água e bata as cebolas no liquidificador até virar uma pasta.
– Coe e borrife a calda nas plantas, uma vez por semana, nunca nos horários de sol forte.
– Guarde o que sobrar no congelador por até seis meses.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s