Casa Created with Sketch.

Noruega é o primeiro país a proibir o desmatamento

Além de proibir o desmatamento, o país baniu a importação de produtos que são originários do corte de árvores. Um exemplão!

Sohlbergplassen (Riksveg 27, Hedmark, Norway)

Sohlbergplassen (Riksveg 27, Hedmark, Norway) (Reprodução/Veja São Paulo)

Podemos chamar a Noruega de fada sensata? Pois o país merece! Em setembro de 2018, o governo norueguês proibiu o desmatamento e o corte de árvores por todo território nacional e não só isso! Eles surpreenderam o mundo ao banir também a compra de qualquer produto do exterior que tenha contribuído com o desmatamento. Um exemplão para a sociedade, não é mesmo?

Mas toda ação tem uma reação, e vem a segunda parte da iniciativa. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a carne, a soja, a madeira e o óleo de palma são os produtos responsáveis por quase metade do desmatamento das florestas tropicais do planeta. Mas o parlamento norueguês se comprometeu a encontrar uma maneira de fornecer esses quatro produtos essenciais, sem causar impactos ao meio ambiente. Um desafio e tanto!

A decisão teve origem na promessa de promover esforços para diminuir o corte de árvores, assinada pelo país junto à Alemanha e ao Reino Unido durante a Cúpula do Clima da ONU, em 2014, embora a Noruega tenha sido o único país a colocar a ideia em prática até o momento.

“As florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies terrestres. A maior parte dessa biodiversidade concentra-se nas florestas tropicais. Há estimativas de que as florestas tropicais podem abrigar mais da metade das espécies terrestres do planeta, grande parte delas vivendo na canópia das árvores. Se a taxa atual de desmatamento continuar, as florestas tropicais desaparecerão dentro de 100 anos, provocando efeitos desconhecidos sobre o clima global e eliminando a maioria das espécies vegetais e animais no planeta”, advertiu o Earth Observatory da NASA.

Então, esperamos que muitos outros países (inclusive o nosso), inspirem-se na Noruega – fada ecológica – para que o desmatamento diminua e não prejudique o habitat de diversas espécies, e até mesmo a nossa, que também é afetado pela cadeia – caso os seres humanos não se lembrem…

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s