Casa Created with Sketch.

Escolha o vaso ideal para sua planta com estas dicas

Além das questões estéticas, os vasos têm papel fundamental no bom desenvolvimento da sua plantinha

Escolher um vaso para sua nova planta pode parecer simples, mas ao contrário da crença popular, o estilo não é a única consideração. Claro, você deseja que o vaso de plantas escolhido complemente a estética de sua casa ou apartamento e suas plantas decorativas, mas também é importante levar em conta a drenagem, o tamanho e o material ao fazer sua seleção.

No final do dia, a escolha de um vaso de planta de interior tem a ver com a saúde e a longevidade de sua nova planta de casa. À frente, encontre tudo o que você precisa saber para escolher um vaso que complemente sua planta.

Drenagem

 (bloomscape/Reprodução)

A drenagem é indiscutivelmente o fator mais importante a considerar ao escolher um vaso para o seu novo bebê de planta. Sem orifícios adequados no fundo do vaso, a água não pode escoar livremente e as raízes não terão acesso adequado ao ar.

Isso pode levar ao excesso de água e complicações adicionais com risco de vida, como podridão da raiz, folhas amareladas e fungos ou mofo. Além disso, certifique-se de comprar uma bandeja para sentar embaixo da panela e coletar toda a água estagnada. Certifique-se de esvaziar com frequência!

Tamanho

 (MADE/Reprodução)

Ao escolher o vaso certo para sua planta de casa, ele deve sempre ser no mínimo 15 centímetros maior na circunferência do que a raiz da planta existente para que haja espaço para crescer. Esta regra garante que a planta será adequadamente nutrida a cada rega – qualquer menor e você corre o risco de regar demais, e qualquer maior, você corre o risco de submergir.

Assim que as raízes começarem a crescer através dos orifícios de drenagem ou ao longo do topo do solo, é hora de comprar um novo recipiente e refazer o vaso.

Material

 (Estúdio Dentro/Casa.com.br)

Enquanto os potes para exteriores vêm em uma ampla variedade de materiais, os potes para interiores tendem a ser de plástico ou cerâmica. O primeiro é ótimo para os pais de plantas distraídos que podem se esquecer de regar aqui ou ali, pois retêm a umidade por mais tempo do que os vasos de cerâmica.

Além disso, eles são normalmente mais econômicos e fáceis de limpar. Ao contrário, os vasos de cerâmica são porosos e podem, portanto, ajudar a absorver o excesso de umidade do solo e auxiliar na drenagem. Como tal, são a melhor opção para aqueles que tendem a regar em excesso as plantas domésticas.

Estilo

 (Rose & Grey/Pinterest)

Embora o estilo do seu vaso dependa de você, é melhor para a decoração de sua planta de interior levar em consideração a cor das flores e da folhagem e a estética geral da sua casa. De um modo geral, você deseja que qualquer vaso de planta decorativo complemente sua planta e seus arredores, não os subjugue. Veja na galeria alguns vasos que vão dar destaque para a sua plantinha e ainda dar um charme para sua casa.

*Via Bloomscape

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.