17 tipos de suculentas que você tem que conhecer

Elas são super queridinhas por serem fáceis de cuidar

Por Luiza Cesar Atualizado em 11 jul 2022, 23h09 - Publicado em 13 jul 2022, 19h00
Suculentas em vasinhos de terracota em batente da janela
Hermes Rivera/Unsplash

As suculentas são notadamente de baixa manutenção, pois requerem pouca rega e nenhuma atenção especial. Então, assassinos de plantas domésticas, vocês podem manter uma mudinha desta categoria com sucesso!

E existem milhares de variedades, mas um número preciso é difícil de identificar pois suculenta é um termo abrangente que pode ser atribuído a qualquer muda que tenha se adaptado para sobreviver a condições áridas e não se refere a nenhuma família de plantas.

Suculentas em vasos vistas de cima
Rainier Ridao/Unsplash

Dito isto, todas as suculentas compartilham algumas características comuns: elas vêm de climas quentes e secos, requerem menos rega do que uma espécie de casa média e possuem algumas características físicas relacionadas à sua capacidade de armazenamento de umidade (seja folhas roliças, caules grossos ou rizomas ).

Então, se você está pronto para enfeitar seu espaço com uma suculenta descontraída, mas se sente um pouco sobrecarregado com todas as opções. Nós entendemos, e é por isso que estamos compartilhando nossos 17 tipos preferidos:

1. Haworthia

Haworthia
THE SILL/Reprodução

Esta opção amiga dos animais de estimação é uma pequena suculenta com folhas pontiagudas e texturizadas. Ela prospera em luz indireta a direta brilhante, mas pode tolerar mais luz indireta média.

Tal como acontece com a maioria das suculentas da nossa lista, a Haworthia deve ser regada a cada duas a três semanas – mais frequentemente em luz mais forte e menos frequentemente em luz mais baixa – enquanto permite que o solo seque entre as regas.

2. Aloe

Aloe
BLOOMSCAPE/Reprodução

As variedades de aloe preferem luz direta brilhante, mas podem tolerar luz indireta brilhante. Para manter suas folhas grossas e carnudas saudáveis, siga a mesma regra de irrigação apresentada anteriormente.

3. Echeveria

Echeveria
THE SILL/Reprodução

As echeverias vêm em uma variedade de formas e cores diferentes, mas todas se destacam por sua impressionante aparência. Elas preferem uma iluminação direta brilhante, mas também podem lidar com indireta brilhante.

4. Planta jade

Planta jade
Venye/Reprodução

As plantas jade parecem um pouco com árvores em miniatura e sua aparência atraente as tornou uma opção decorativa muito popular. O melhor de tudo é que elas sobreviverão por muito tempo, desde que você as mantenha sob luminosidade direta brilhante e siga o modelo de rega.

5. Espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge
THE SILL/Reprodução

Uma suculenta de tamanho médio que certamente vai chamar atenção é a espada-de-são-jorge. Quando recebe luz indireta média brilhante, consegue crescer de 15 a 30 cm de altura. Outra vantagem é que este tipo são muito resistentes e quase impossíveis de matar.

6. Zamioculcas

Zamioculcas
THE SILL/Reprodução

Com suas folhas largas e verde-escuras, a Zamioculcas zamiifolia, ou planta ZZ, é uma muda de interior especialmente atraente. Evite sol intenso e direto e opte por uma claridade indireta média a brilhante.

7. Rosário

Rosário
PLANTS.COM/Reprodução

Conhecida também como colar-de-pérolas, esta planta delicada e perene é uma opção atraente para vasos suspensos – apenas certifique-se de colocá-la perto de uma janela, para que receba de seis a oito horas de luz indireta e brilhante todos os dias.

Também é importante não aguar demais essa suculenta, só dê um pouco de água a cada duas ou três semanas quando o tempo estiver bom, quente e ameno, e uma vez por mês no inverno.

Continua após a publicidade

8. Flor-de-cera

Flor-de-cera
THE SILL/Reprodução

Esta muda com gavinhas longas, folhas grossas e cerosas exibem cachos de flores perfumadas quando as condições são adequadas. No entanto, vale a pena notar que esta variedade exótica pode ser um pouco mais complicada de cuidar do que algumas das outras suculentas desta lista.

Considere começar com um corte de folhas para uma opção de baixa manutenção que ficará bem desde que receba iluminação brilhante ou indireta.

9. Sempervivum

Sempervivum
THE SILL/Reprodução

As suculentas do gênero Sempervivum se distinguem por sua forma e folhas pontiagudas e coloridas. É resistente ao frio, fácil de cuidar dentro de casa – basta fornecer luz direta à indireta brilhante e pet-friendly.

10. Peperomia

Peperomia
THE SILL/Reprodução

Este gênero de plantas tropicais inclui a peperomia obtusifolia (foto acima) – uma muda de baixa manutenção com folhas grossas e suculentas. Mostre um pouco de amor, como oferecendo luz indireta brilhante para pouca luz, e ele pode até retribuir o favor com uma exibição anual de flores brancas.

11. Kalanchoe

Kalanchoe
HOME DEPOT/Reprodução

Conhecida como flor-da-fortuna, essa variedade tropical de folhas grossas exibe flores coloridas e muito bonitas. Para garantir que seu kalanchoe floresça, coloque-o em um local que receba muita luz brilhante e indireta e regue-o generosamente a cada três semanas (e somente quando o solo estiver seco).

12. Dracaena

Dracaena
BLOOMSCAPE/Reprodução

Uma adição dramática a qualquer espaço interno, a dracaena é um tipo grande, semelhante a uma árvore, com caules lenhosos e folhas verdes caídas e brilhantes. Prefere luz indireta baixa a brilhante e deve ser regado aproximadamente a cada uma ou duas semanas.

13. Gasteria

Gasteria
Jardim de Josi Cardoso/Reprodução

Folhas largas, grossas e às vezes texturizadas são as principais características destas mudas verde-escuras, semelhantes a família aloe. A gasteria demanda muita luz brilhante, mas não muito sol intenso para prosperar. Como todas as suculentas da nossa lista, esta pede poquíssima água.

14. Euphorbia

Euphorbia
Reprodução/Veja São Paulo

Embora este tipo se pareça muito com um cacto, na verdade pertence a uma família totalmente diferente. A euphorbia floresce facilmente, exibindo pequenas flores brancas ou amarelas, e precisa de muito pouco. Dê bastante tempo de iluminação solar direta e regue-a apenas quando o solo estiver completamente seco.

15. Agave

Agave
ETSY/Reprodução

De fato a planta de agave pontiaguda aceitará gentilmente um recipiente, desde que você a regue quando o solo estiver completamente seco e a coloque em um local que receba pelo menos seis horas de sol direto.

16. Pedras vivas

Pedras vivas
Reprodução/Pinterest

Muitas vezes usado ao ar livre para cobertura do solo, as pedras vivas (ou aizoaceae) também podem ser cultivadas em uma cesta suspensa como uma suculenta interna. Se você busca por este tipo, regue-a a cada duas semanas e certifique-se de encontrar um local onde receba sol pleno.

17. Pedra da lua

Pedra da lua
ETSY/Reprodução

Esta suculenta de pequeno a médio porte tem uma aparência distinta, com folhas de cor pastel que parecem pequenos ovos. Ela precisa de muita luz, então um peitoril de janela ensolarado é o local ideal para prosperarem.

*Via Pure Wow

Continua após a publicidade

Publicidade