15 tipos de lavanda para perfumar seu jardim

Aumente o charme do seu jardim com estas plantas deslumbrantes e amigas das abelhas

Por Redação Atualizado em 29 jun 2022, 20h49 - Publicado em 1 jul 2022, 19h00
Campo florido de lavandas.
Botany Vision/Alamy/Gardeningetc

Fáceis, amantes do sol, amigas das abelhas e donas de fragrâncias distintas e duradouras, todas as lavandas merecem um lugar no jardim.

Com suas folhas eloquentes e flores ricamente coloridas, essas plantas são ideais tanto para canteiros quanto para arranjos ousados, e são conhecidas por suas propriedades medicinais e culinárias. Com tantos usos, mais e mais variedades estão se tornando disponíveis.

Em termos de posicionamento, as lavandas são ótimas como cercas baixas, ficam lindas na frente de rosas e são essenciais em canteiros prateados e cinzas.

Além de funcionar bem em jardins de flores tradicionais e modernos, muitas também são excelentes em vasos. Embora amem o sol, esses pequenos arbustos perenes prosperarão sem sol direto, desde que a sombra seja lateral e as plantas estejam abertas para o céu.

Lavender Imperial Gem em flor no jardim.
Anne Gilbert/Alamy/Gardeningetc

As lavandas também são resistentes à seca. Tudo o que é realmente necessário para cuidar da lavanda é encontrar um local com boa drenagem – e elas serão algumas das plantas perenes mais confiáveis que você pode cultivar, embora certos tipos precisem ser substituídos após 15 anos.

Estas diferentes lavandas vão encher seu jardim com uma fragrância inesquecível e de longa duração, e as flores e botões destes clássicos podem ser cortados frescos ou secos.

Continua após a publicidade

Encontre fragrância e charme nestas lavandas

Flores da série Lavender Beezee no verão.
Kernock Park/Plants/Gardeningetc

A escolha entre os vários tipos de lavanda dependerá de onde você deseja plantá-las. Se você prefere os tipos inglês, francês, anão, lavandin ou com franjas, se você está procurando inspiração para paisagismo, pense um pouco na resistência e na umidade. Isso afeta a saúde, as velocidades de crescimento, as exibições florais e a fragrância.

Lavanda Papillon florescendo em exposição de verão
Botany Vision/Alamy/Gardeningetc

Leve em consideração que tipo de folhagem você prefere, além de cor ou forma da flor. Mesmo as estações de floração variam; algumas variedades se desenvolvem mais cedo que outras.

Nossa seleção das melhores variedades de lavanda incluem opções para canteiros e vasos, desde arbustos compactos até plantas com flores mais prolíficas e esculturais. Confira abaixo:

*Via Gardening Etc

Continua após a publicidade

Publicidade