10 tipos de hortênsias para seu jardim

Conheça variedades impressionantes das tão famosas hortênsias

Por Redação Atualizado em 25 Maio 2022, 19h56 - Publicado em 26 Maio 2022, 13h00
Hortênsia de flores brancas.
Clare Gainey/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Essas variedades de hortênsias são as melhores em termos de facilidade de cultivo, florescimento e tamanho em meia-sombra. No final do verão, elas fornecem montes de folhagem exuberante e enormes flores. Muitas delas passam por mutações de cores à medida que as estações mudam, produzindo excelentes flores de corte.

O famoso formato das H. macrophylla – que geralmente são rosa, mas podem ser azuis em certas condições do solo – tendem a induzir uma reação de amor ou ódio.

Para quem não gosta do formato de pompom, mas ainda tem interesse em aprender a cultivar hortênsias, não faltam alternativas lindas, como a H. arborescens marfim e as hortênsias trepadeiras de flores brancas, que têm uma beleza mais sutil, com refrescantes tons de verde e creme.

Hortênsia de flores rosadas.
P Tomlins/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

As variedades de hortênsias paniculata são outra alternativa adorada por paisagistas. “Se eu quiser um arbusto florido que fique a cerca de 1,80 m de altura, apostaria na H. paniculata Fire Light”, diz a paisagista Carolyn Gange, da Turning Leaf Landscaping, de Illinois. “Eu amo como ela desbota do branco ao marrom suave.”

Continua após a publicidade

Outra opção de tirar o fôlego que fica a quilômetros de distância dos pompons rosas é a hortênsia de folha de carvalho (H. quercifolia). “Eu uso as formas de folha de carvalho o tempo todo”, diz Carolyn.

Hortênsia de flores rosadas a verdes.
Tim Gainey/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

10 variedades de hortênsias impressionantes

Quaisquer que sejam as variedades de hortênsias adequadas ao seu jardim, plante-as no final da primavera e espere que suas flores iluminem o quintal durante o verão e o outono. Se o espaço for apertado, há muitas variedades de hortênsias compactas também.

*Via Gardening Etc

 

Continua após a publicidade

Publicidade