Sustentabilidade: prédio na Suécia é todo adaptado para ciclistas
Tudo é pensado para facilitar ao máximo a vida dos moradores que usam a bicicleta como meio de transporte
Não é de hoje que a Suécia é sinônimo de sustentabilidade. Em 2015, o país ocupou o primeiro lugar de um ranking feito pela ONU que avalia as iniciativas implementadas pelos países para impulsionar o bem-estar dos cidadãos e proteger o meio ambiente.
Mais uma prova disso é o edifício chamado Cykelhuset OhBoy!, projetado por uma empresa em Malmo. Trata-se de um prédio que atende totalmente às necessidades dos moradores que usam bicicletas como meio de transporte. Este é o primeiro edifício da Suécia que não oferece estacionamento para automóveis. Em vez disso, há bastante espaço na garagem para bicicletas e os moradores podem guardar o veículo tranquilamente dentro do apartamento.
O edifício possui sete andares totalmente pensados para ajudar as principais dificuldades daqueles que usam a bike diariamente: espaço suficiente para quem usa bicicletas de carga, elevadores maiores, portas mais largas e diversos lugares para estacionar e trancar a bike.
O piso térreo do edifício tem quartos de hotel em vez de apartamentos. Este era um requisito municipal, mas que também reflete o fato de as pessoas não gostarem de viver no piso térreo, por razões de privacidade, segundo o site TreeHugger. Mas até mesmo os quartos de hotel têm uma área externa com bicicleta e uma espécie prateleira para guardá-la.
Tudo foi desenvolvido para que os moradores possam viver sem um carro. Por exemplo, existem caixas de correio inteligentes de diferentes tamanhos que aceitam entregas quando o inquilino não estiver em casa, cada um com uma tela LCD com o nome da pessoa que a usa no momento, entre outras boas ideias. Confira um vídeo (em inglês) do local:
Fonte: Ciclo Vivo