Casa Created with Sketch.

Como manter rosas em vasos vivas por mais tempo

Veja 5 dicas que vão prolongar a vidas das flores e deixar o charme delas muito mais duradouros

Com certeza você já ganhou aquele buquê de rosas deslumbrante e viu elas, aos pouquinhos, murchando e ficando sem vida até morrerem. E quem não quer um vaso lindo e charmoso enfeitando a sua mesa ou móvel, principalmente nesta época de home office, na qual ter uma cor ou um perfume cai muito bem para qualquer ânimo?

 (Earl Wilcox/Unsplash)

Existem algumas espécies que podem se adequar melhor ao estilo do morador, mas rosas são rosas, e todo mundo gostaria que elas durassem mais tempo. Pensando nisso, a Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, separou algumas dicas essenciais para que você cuide delas com praticidade e muito carinho.

Tire o plástico

A primeira dica é retirar imediatamente os plásticos onde elas chegam embrulhadas. Eles impedem o bom desenvolvimento de todas as espécies e as ressecam em pouco tempo. De preferência, coloque-as em um vaso ou na terra.

Menos é mais

 (Hello I'm Nik/Unsplash)

Quando colocamos as rosas em um vaso, geralmente enchemos ele quase até em cima e isso é um erro. Água em excesso pode apodrecer as raízes e fazer uma verdadeira festa na proliferação de microorganismos que matam a flor. O ideal são apenas dois dedos (isso mesmo!) de água, o suficiente para que ela viva bem durante todo o dia. A água também deve ser trocada, religiosamente, todos os dias.

O local ideal

Evite a exposição direta ao sol.. O sol pode queimar pétalas, folhas e ressecar a raiz. O ideal é um local bem iluminado e arejado, que vai evitar a vaporização da água pela planta e onde as flores poderão “respirar” melhor.

Corte

Corte os caules na diagonal a cada dois dias, bem pouquinho, pois isso auxilia na absorção da água. Além disso, se alguma flor murchar, não tenha dó e retire-a imediatamente pois elas liberam gás etileno que contagia as demais fazendo com que morram mais aceleradamente.

 (Annie Spratt/Unsplash)

Limão, açúcar e vinagre…a receita caseira que funciona

Misturar meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas de vinagre branco em um litro de água, é uma receita simples e caseira que pode ser colocada junto com a água do vaso, pois prolongam a vida das flores. Mas isso deve ser feito todos os dias em que trocar a água.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.