Quais plantas crescem em jardins escuros
A busca por espécies que funcionam em locais menos iluminados é um trabalho repleto de desafios

Se você é mãe ou pai de planta (ou se você quer ser) provavelmente já ficou preocupado com a quantidade de sol disponível na sua casa. Mas não se preocupe, mesmo em locais com pouca luminosidade, é possível cultivar um jardim!
Primeiro, precisamos acertar alguns conceitos: o termo sombra total não significa sem sol. Na horticultura, um local que recebe menos de três horas de sol direto por dia e sol filtrado no resto do dia é considerado totalmente sombreado. De preferência, os momentos de sol direto ocorrem nas horas mais frescas da manhã com proteção filtrada do sol intenso no final da tarde.

Saiba, também, que existe uma diferença entre sobrevivência e prosperidade. Muitas plantas conseguem sobreviver em plena sombra, mas com baixo desempenho – não florindo tanto quanto deveriam, por exemplo.
A muda que está apenas sobrevivendo acaba ocupando o espaço de uma que teria seu melhor desempenho nessas condições. Por isso, a seguir, conheça as melhores vegetações que vão sobreviver e prosperar com pouca luz:
Arbustos
Muitos ignoram os arbustos ao planejar um jardim sombreado e focam em mudas com flores anuais e perenes. Porém o tipo fornece estrutura e fundo para canteiros com ramos menores e mais vistosos. Ilex crenata, ilex glabra, cicuta oriental e teixo são algumas opções de espécies sempre-vivas.
Perenes
As perenes, especialmente aquelas que florescem, oferecem uma variedade de cores e uma dramática exibição sazonal. Dicentra spectabilis, dicentra eximia, dicentra cucullaria, arisaema triphyllum, rosa quaresmal, ligularia, mertensia virginica, tricyrtis e brunnera macrophylla toleram sombra total ou parcial.
Veja também
Anuais
Essas plantas são chamadas de anuais não por causa de seu ciclo de vida, mas porque é assim que são usadas em jardins de climas mais frios. Complemente as flores das espécies perenes com as anuais bem posicionadas – como impatiens, begônia de cera, cóleus ou brinco-de-princesa.
Coberturas de solo
As mudas de cobertura do solo, para sombra total, são úteis para tampar grandes áreas de terra sombreada – principalmente se não quiser usar ramos perenes ou replantar anuais a cada ano como canteiro. Lamium maculatum, vinca minor, aspidistra elatior, pachysandra terminalis, hosta, cornus canadensis e athyrium niponicum são algumas opções que suportam pouca luz.
Trepadeiras
As opções de trepadeiras tolerantes a ambientes de baixa luminosidade são bastante limitadas, principalmente se você estiver em busca de uma com flores resistentes ao inverno. A hera-japonesa possui um tom verde vibrante no verão que adiciona elegância a um recanto mais escuro. Já a hortênsia trepadeira floresce muito bem, mesmo quando cultivada em plena sombra.
*Via The Spruce