Casa Created with Sketch.

Quais plantas crescem em jardins escuros 

A busca por espécies que funcionam em locais menos iluminados é um trabalho repleto de desafios

 (49pauly/Getty Images)

Se você é mãe ou pai de planta (ou se você quer ser) provavelmente já ficou preocupado com a quantidade de sol disponível na sua casa. Mas não se preocupe, mesmo em locais com pouca luminosidade, é possível cultivar um jardim!

Primeiro, precisamos acertar alguns conceitos: o termo sombra total não significa sem sol. Na horticultura, um local que recebe menos de três horas de sol direto por dia e sol filtrado no resto do dia é considerado totalmente sombreado. De preferência, os momentos de sol direto ocorrem nas horas mais frescas da manhã com proteção filtrada do sol intenso no final da tarde.

 (Jason Leung/Unsplash)

Saiba, também, que existe uma diferença entre sobrevivência e prosperidade. Muitas plantas conseguem sobreviver em plena sombra, mas com baixo desempenho – não florindo tanto quanto deveriam, por exemplo.

A muda que está apenas sobrevivendo acaba ocupando o espaço de uma que teria seu melhor desempenho nessas condições. Por isso, a seguir, conheça as melhores vegetações que vão sobreviver e prosperar com pouca luz:

Arbustos

 

Muitos ignoram os arbustos ao planejar um jardim sombreado e focam em mudas com flores anuais e perenes. Porém o tipo fornece estrutura e fundo para canteiros com ramos menores e mais vistosos. Ilex crenata, ilex glabra, cicuta oriental e teixo são algumas opções de espécies sempre-vivas.

Perenes

 

As perenes, especialmente aquelas que florescem, oferecem uma variedade de cores e uma dramática exibição sazonal. Dicentra spectabilis, dicentra eximia, dicentra cucullaria, arisaema triphyllum, rosa quaresmal, ligularia, mertensia virginica, tricyrtis e brunnera macrophylla toleram sombra total ou parcial.

Veja também

Anuais

 

Essas plantas são chamadas de anuais não por causa de seu ciclo de vida, mas porque é assim que são usadas em jardins de climas mais frios. Complemente as flores das espécies perenes com as anuais bem posicionadas – como impatiens, begônia de cera, cóleus ou brinco-de-princesa.

Coberturas de solo

 

As mudas de cobertura do solo, para sombra total, são úteis para tampar grandes áreas de terra sombreada – principalmente se não quiser usar ramos perenes ou replantar anuais a cada ano como canteiro. Lamium maculatum, vinca minor, aspidistra elatior, pachysandra terminalis, hosta, cornus canadensis e athyrium niponicum são algumas opções que suportam pouca luz.

Trepadeiras

 

As opções de trepadeiras tolerantes a ambientes de baixa luminosidade são bastante limitadas, principalmente se você estiver em busca de uma com flores resistentes ao inverno. A hera-japonesa possui um tom verde vibrante no verão que adiciona elegância a um recanto mais escuro. Já a hortênsia trepadeira floresce muito bem, mesmo quando cultivada em plena sombra.

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.