Como propagar suculentas em 4 passos fáceis

A propagação de suculentas ajudará você a expandir sua exibição de plantas de casa rapidamente

Por Redação Atualizado em 28 mar 2022, 21h56 - Publicado em 29 mar 2022, 13h00
Mudas de suculentas em vasos de papel
Gina Kelly/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Propagar suculentas é tão simples que você vai ficar se perguntando por que nunca fez isso antes. Seja plantada em vasos coloridos ou até mesmo em um terrário, elas são perfeitas para adicionar mais vegetação ao seu jardim ou à sua casa!

Suculenta em vasos de cimento com estrutura dourada
Beards & Daisies/Gardeningetc

Existem milhares de tipos diferentes para escolher, incluindo cactos. Além disso, uma vez que crescem, são fáceis de cuidar, pois armazenam um suprimento de água em suas folhas. Na verdade, podemos chegar ao ponto de dizer que são uma das melhores plantas de interior. Veja como multiplicar suas suculentas em casa!

Como propagar suculentas em 4 passos fáceis

1. Faça um corte na sua suculenta

Mudas de suculentas cortadas próximo ao pé em vaso caído
Trinh Truong/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Comece escolhendo um caule saudável da sua suculenta, e, com uma faca ou tesoura afiada e esterilizada, corte o caule com cuidado para não machucar a planta. Tente tirar cerca de três centímetros de comprimento (se a planta for grande o suficiente para isso). Se a sua suculenta for uma forma de roseta, você também pode cortar a cabeça, deixando um pequeno pedaço de caule preso.

2. Deixe os cortes formarem “calos”

cortes de suculentas descansando para criar calos
Ava Peterson/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Coloque os cortes juntos em um prato com uma camada de solo, preferencialmente um tipo específico para suculentas e bem drenado. O objetivo é deixar que os cortes “cicatrizem”, para isso deixe o prato longe da luz direta. Isso deve levar cerca de três dias e impedirá que as bactérias infectem a planta, o que levaria ao apodrecimento.

3. Mantenha o solo úmido Suculenta crescnedo em muda de corte

Depois que as ‘feridas’ estiverem seladas, regue suas estacas com um borrifador para umedecer o solo e continue a fazer isso sempre que o solo secar. Em cerca de três semanas você deve começar a ver alguma ação – pequenas raízes começarão a aparecer. Por volta das seis semanas, você verá novas plantinhas crescendo, por outro lado, as folhas originais murcharão e morrerão, e podem ser removidas com cuidado.

Veja também

4. Transfira suas mudas para um vaso

Suculentas em vasinhos brancos
Margarita Terekhova/Unsplash
Continua após a publicidade

Agora elas estão prontas para crescerem por conta dentro de um vaso! Coloque cada muda em um recipiente, as posicione em um ambiente com muita luz indireta brilhante e lembre-se de regá-las quando o solo estiver seco.

Erros comuns ao propagar suculentas

Escolher a folha errada

Suculentas em vasos vistas de cima
Rainier Ridao/Unsplash

O corte escolhido deve ser saudável e roliço, e não quebrado e seco. Evitar folhas pequenas e jovens também é aconselhável porque, embora você possa propagar a partir dessas folhas, leva um tempo considerável.

Fornecer a quantidade errada de umidade ou luz

Suculentas em vasinhos de terracota em batente da janela
Hermes Rivera/Unsplash

Como acontece com todas as plantas, a quantidade errada de luz e o excesso de água também podem causar problemas ao tentar brotar raízes das folhas. Misturar suavemente as folhas a cada poucos dias deve ser suficiente, mas esteja ciente de que alguns tipos suculentas podem não precisar de água para se propagar.

Não fornecer os cuidados adequados depois que suas plantas se estabeleceram

Suculenta em vaso arredondado
Jeremy Lwanga/Unsplash

Cada planta tem um cuidado diferente, que pode ser parecido de acordo com a espécie. Ao cultivar uma suculenta tenha certeza que a luminosidade, rega, solo e ambiente são adequados para a plantinha que você está criando!

*Via Gardeningetc

Continua após a publicidade

Publicidade