Projeto de paisagismo cria refúgio em meio à cidade
O escritório de arquitetura paisagística Landscape Jardins utilizou espécies mais altas e volumosas para garantir a privacidade no jardim.
Este projeto localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) é o lar de uma família formada por um casal e três filhos pequenos que tinha o desejo de ter um refúgio particular mesmo no meio da agitação da metrópole.
A partir do pedido inicial, a Landscape Jardins – um escritório de arquitetura paisagística liderado por Claudio Pedalino e Gabriela Setta – iniciou um trabalho do zero, para transformar toda a área externa (500 m²) de uma residência em um espaço verde repleto de lazer e tranquilidade.
A casa, que havia sido recém-construída, teve a arquitetura assinada pelo Studio Claudia Pimenta e Patricia Franco. Dessa forma, os escritórios trabalharam em parceria, com o intuito de criar uma grande conexão entre as áreas internas e externas, trazendo mais fluidez à rotina. Na área externa, a equipe de paisagismo cuidou de todos os cantinhos, detalhe por detalhe, para que a beleza pudesse ser vista nas jardineiras, nos decks, no spa, no lago e na piscina.
O projeto foi idealizado para que a família aproveitasse ao máximo os momentos de relaxamento e descontração. A privacidade foi um dos pontos fortes, com a escolha de espécies mais altas e volumosas no entorno da casa, para que a família ficasse mais à vontade, além de criar a sensação de refúgio apesar da movimentação da cidade lá fora.
Entre as espécies cultivadas no projeto paisagístico estão palmeiras de diferentes tipos, filodendros na cor verde limão, um Ipê de Jardim (que floresce o ano todo no Rio de Janeiro e, apesar de ter um porte pequeno, possui muito valor paisagístico). Também foram cultivadas Plumerias pudica, Galphimia brasiliensis e Alpineas purpuratas para agregarem cor ao jardim. O mix de espécies criou um degradê com tons de verde.