9 plantas tradicionais japonesas para um jardim nipônico
Conheça espécies queridinhas de jardineiros do outro lado do mundo
Por Redação
Atualizado em 12 Maio 2022, 21h26 - Publicado em 14 Maio 2022, 19h00
– Letícia Almeida/the spruce
A topografia montanhosa do Japão favorece que uma grande variedade de plantas prospere, com algumas espécies prosperando em verões quentes e úmidos, enquanto outras requerem condições secas e fortes nevascas com um período de dormência.
Estas 9 plantas são ícones japoneses perfeitos para um jardim zen ou para os amantes da cultura japonesa:
1/9 Azaléia (Rododendro) Os jardineiros japoneses cultivam azáleas há séculos, valorizando-as por suas flores de primavera em forma de trombeta em tons de rosa, amarelo, salmão, vermelho, violeta e branco. Os hibridizadores modernos desenvolveram uma azaléia que desabrocha duas vezes, para que você não precise esperar outra primavera para aproveitar as pétalas desta planta perene. Dê ao seu arbusto de azaléia um local com sombra parcial e altere o solo com materiais orgânicos, como composto ou mofo de folhas, para aumentar a acidez. Elas gostam de umidade regular, mas apodrecem em solos úmidos de inverno. (Yano Keisuke/Getty Images)
2/9 Bambu (Fargesia e Phyllostachys) O bambu se insinua em muitas partes da cultura japonesa. O bambu de madeira cresce em todo o Japão e, quando colhido, pode ser usado para tudo, desde montar casas e cercas até hashis e leques. Ao escolher um desses membros da família das gramíneas para o jardim, selecione um tipo que se aglomere, em vez de um que se espalhe. Este último é invasivo e pode até ser proibido na sua região. As plantas de bambu apreciam um pouco de sombra e umidade regular. (Frank Carter/Getty Images)
3/9 Camélia (Camélia Japonica) Plantar uma Camellia japonica no jardim pode ser o início de uma história de amor para vida toda, pois elas podem viver por centenas de anos. Flores grandes e com pétalas exuberantes e folhagem brilhante iluminam a paisagem nos meses de inverno. (Nobuo Iwata/Getty Images)
4/9 Cerejeira (Cornus Mas) Plante uma cerejeira ornamental e ela o recompensará com quatro estações de beleza por muitos anos. Flores de primavera rosa ou brancas normalmente têm um aroma de amêndoa e atraem abelhas famintas que estão saindo da hibernação. As folhas verdes brilhantes logo se seguem e fornecem uma âncora atraente nos canteiros, especialmente em espécimes com galhos em cascata. O outono e o inverno destacam a casca bonita se você plantar a cerejeira tibetana, que apresenta casca avermelhada com textura estriada. (Marser/Getty Images)
5/9 Hosta Um vale sombreado cheio de hostas é típico de um jardim japonês. A hosta é uma planta encontrada em todo o Japão. Levando em consideração o tamanho, a cor e a forma das folhas e a aparência das flores, você pode ter um jardim de sombra muito diversificado composto inteiramente de hostas. A chave para o sucesso no cultivo delas é a irrigação. A água é como fertilizante para uma hosta. (Moelyn Photos/Getty Images)
6/9 Hortênsia As hortênsias são plantas ornamentais populares no Japão, especialmente os tipos macrophylla que mudam de cor entre rosa e azul, dependendo da acidez do solo. As hortênsias estão em seu estado mais exuberante em climas com verões amenos e chuvas abundantes. Se a sua área tem verões quentes e períodos de seca, experimente as variedades paniculata, que toleram melhor o clima severo do que os tipos de folhas grandes. (Christi Carter/Getty Images)
7/9 Íris (Íris) Você tem uma área do jardim que parece nunca secar? Aproveite esta área encharcada com um plantio de íris japonesas, que adoram ficar úmidas o ano todo. O Iris ensata ou íris japonesa está sempre querendo água e fertilizante, e vai te recompensar com caules de flores de até 1,5 metro de altura. Plantar íris japonesas perto de uma fonte de água, como um lago ou riacho, satisfará as necessidades dessas plantas, deixando você sem mais nada a fazer além de podas a cada três anos. (Masato Tsubaki/Getty Images)
8/9 Lótus (N. Nucifera, N. Lutea e Híbridos) Se você tiver a sorte de ter espaço e recursos para criar um jardim aquático, o lótus é uma planta obrigatória para os jardins japoneses. Um espécime de lótus maduro é de se admirar e algumas variedades exibem folhas com 90 cm de diâmetro. No entanto, os jardineiros de casa podem cultivar variedades anãs como “Baby Doll” ou “Crystal Beauty” em lagoas menores. Flores grandes aparecem por mais de duas semanas no final do verão. (MyLoupe/Getty Images)
9/9 Glicínia (Wisteria Sinensis) Ao cuidar de uma videira de glicínias, você não deve se tornar vítima de seu próprio sucesso. Uma videira de glicínia madura pode passar do ponto de inflexão, quando parece que a planta pode dominar a terra. Após a floração, pode a glicínia rente à sua estrutura de sustentação. Isso mantém o crescimento sob controle e mantém as flores fáceis de ver. Você pode nem precisar de um suporte, pois pode treinar as glicínias japonesas como uma árvore, limitando o crescimento a alguns galhos com podas semestrais. (Nacivet/Getty Images)