25 plantas que vão gostar de serem “esquecidas”

Ao comprar plantas de baixa manutenção, atenha-se a estes clássicos

Por Redação Atualizado em 3 Maio 2022, 14h59 - Publicado em 5 Maio 2022, 19h00
Sala de jantar com vasos brancos
AMBER INTERIORS/My Domaine

Muitas vezes é mais fácil falar em manter suas plantas vivas do que fazer. Se você não possui um dedo verde e já matou muitas suculentas, vamos te apresentar as plantas que são resistentes o suficiente para sobreviver a dias (talvez semanas) de negligência.

As espécies que você vê com frequência – as mais comuns – foram cultivadas para prosperar em ambientes internos. Essas variedades testadas e confiáveis são ótimas maneiras de garantir uma exuberância a longo prazo. A seguir, 25 plantas de baixa manutenção que são quase impossíveis de matar:

1. Zamioculcas

Zamioculcas
COCO LAPINE DESIGN/My Domaine

Esta planta de casa popular à prova de negligência é ideal se você deseja incorporar um toque dos trópicos em seu espaço. Regue apenas quando o solo estiver completamente seco – a cada duas semanas, mais ou menos. A planta ZZ pode tolerar praticamente qualquer nível de luz indireta.

2. Pilea peperomioides

Pilea peperomioides
COCO LAPINE DESIGN/My Domaine

As folhas fofas e arredondadas tornam a pilea peperomioides uma opção fácil para os pais de plantas em todos os lugares. Sua forma compacta e caprichosa é uma ótima adição à mesa lateral, mesa de cabeceira ou peitoril da janela. Além de muita luz indireta, ela requer muito pouco cuidado, apenas lembre-se de replantar a cada dois anos.

3. Árvore-guarda-chuva

Árvore-guarda-chuva
COCO LAPINE DESIGN/My Domaine

Dada a sua altura e folhas grandes e escuras, a árvore guarda-chuva pode realmente adicionar um toque de drama a qualquer ambiente. Esta beleza tropical pode crescer até dois metros e meio de altura dentro de casa.

4. Tillandsia

Tillandsia
KATYENKA/Getty Images

Nenhuma lista de cuidados fáceis estaria completa sem esta espécie. Esta muda aérea não precisa ser posicionada no solo ou mesmo mantida na água. Utilize um globo, pote, vaso pendurado ou em qualquer recipiente para exibi-la. Deixe-a submersa na água, por meia hora ou mais, uma vez por semana e, logo após, seque-a em uma toalha por algumas horas.

5. Camedórea-elegante

Camedórea-elegante
SARA TOUFALI/My Domaine

Se você busca um visual tropical para o seu espaço, não há nada melhor do que esta palmeira. Ela prefere luz indireta média e deve receber água uma vez a cada 7 a 10 dias.

6. Aglaonema

Aglaonema
JC DESIGNS/My Domaine

Aglaonema exibe diferentes cores, formas e tamanhos – o céu é o limite, na verdade. O que todas as espécies têm em comum, porém, é o cuidado descomplicado. Podem se adaptar a condições de pouca luz e gostam de seu solo pouco úmido o tempo todo. Elas também podem ser propagadas e cultivadas em água.

7. Clorofito

Clorofito
SARA TOUFALI/My Domaine

Matar um clorofito é quase impossível! As folhas longas e arqueadas criam um cenário lindo em um vaso suspenso ou em qualquer outro recipiente que você queira colocar. O excesso de umidade é uma das armadilhas mais comuns, então deixe o solo secar completamente entre as regas.

8. Jibóia

Jibóia
COCO LAPINE DESIGN/My Domaine

Esta muda é durável, de crescimento rápido e suas folhas trepadeiras proporcionam um toque de verde a qualquer cômodo. Quanto aos cuidados, apenas ofereça luz indireta baixa a média.

9. Lírio da paz

Lírio da paz
SARA TOUFALI/My Domaine

Se você não tem praticamente nada em termos de luz natural, o lírio da paz será seu novo melhor amigo. Ele é exuberante, frondoso e pode sobreviver apenas com luz artificial – mas só produzirá flores se receber alguma claridade natural, então tenha isso em mente. Eles gostam de ser borrifados com frequência e são profissionais em filtrar o ar de toxinas.

10. Espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge
DWELL AWARE/My Domaine

Esta variedade tem folhas um pouco mais escuras do que a típica espada-de-são-jorge. Conhecida por ser resistente, posicione-a perto de luz baixa a média.

11. Filodendro de folha-coração

Filodendro de folha-coração
SARA TOUFALI/My Domaine

As plantas do gênero filodendro são de baixa manutenção, mas nenhuma é tão simples quanto o filodendro de folha-coração. Dê um pouco de luz natural e água a cada duas semanas e, antes que perceba, você estará vivendo em uma selva. Se as folhas se tornarem incontrolavelmente longas, basta aparar no comprimento desejado e propagar as estacas na água.

12. Costela-de-adão

Costela-de-adão
JC DESIGNS/My Domaine

Com os cuidados certos, esta espécie tende a crescer em todas as direções, exigindo atenção. A costela de adão adora umidade, então tente borrifar as folhas uma vez por semana.

Continua após a publicidade

13. Babosa

Babosa
HOUSE OF CHAIS/My Domaine

A maioria de nós já experimentou os benefícios da babosa, principalmente para cuidar da pele e cabelo. Mas você sabia que as folhas de aloe também ajudam a remover o formaldeído do ar que você respira?

14. Hera

Hera
COCO LAPINE DESIGN/My Domaine

A hera também pode ser cultivada em ambientes fechados, embora existam variedades específicas para isso. As delicadas trepadeiras podem acrescentar um toque de elegância a qualquer ambiente, independentemente da estética do seu design. Utilize uma treliça, alça de cesta ou prateleira alta para realmente aproveitar os efeitos da espécie.

15. Estrelícia

Estrelícia
TRACEY HAIRSTON/My Domaine

Também conhecida como ave do paraíso, ela possui uma exibição em leque de grandes folhas tropicais. Em outras palavras, se drama e selva estão na sua lista de desejos, esta planta preenche todos os requisitos. Embora tolere condições de pouca luz, ela não produzirá suas flores exclusivas sem os devidos cuidados e luz indireta brilhante.

16. Cacto

Cacto
SARA TOUFALI/My Domaine

Para os pais de plantas esquecidos e aqueles que viajam muito, um cacto vai te amar do mesmo jeito. Tudo o que eles realmente precisam é de uma janela ensolarada para se aquecer e rega uma vez a cada poucas semanas. Além disso, os cactos vêm em todos os tipos de formas, tamanhos e cores para se adequar ao seu gosto.

Apenas tome cuidado para evitar se machucar com os espinhos. Proteja-se usando luvas de nitrila, cobrindo os espinhos com uma toalha ou usando pinças para segurar suavemente o ramo.

17. Maranta-cascavel

Maranta-cascavel
CRYSTAL BOLIN PHOTOGRAPHY/Getty Images

Esta opção impressionante exibe um padrão único de verde e roxo nas folhas alongadas. Porém ela pode ser um pouco exigente quando se trata de cuidar, mas não deixe que isso o assuste. Mantenha o solo levemente úmido regando uma a duas vezes por semana e reserve um local com luz indireta e brilhante. O drama colorido que esta planta da selva oferece vale o esforço.

18. Jade

Jade
SARA TOUFALI/My Domaine

A planta jade oferece um pouco de sorte extra no domínio financeiro. Acredita-se que essas suculentas atraem riqueza e têm um ótimo Feng Shui. Uma janela ensolarada será perfeita para ela.

19. Planta de ferro fundido

Planta de ferro fundido
MATTHEW WARD/Getty Images

Aspidistra elatior é resistente a temperaturas extremas, insetos e doenças. Ademais, é uma das poucas mudas que pode realmente prosperar com quase nenhuma luz natural e é tolerante à seca. Você pode facilmente propagá-la por divisão, apenas separe cuidadosamente pelo menos duas folhas do corpo principal com raízes incluídas e plante em solo fresco.

20. Samambaia ninho de pássaro 

Samambaia ninho de pássaro
MODERN HOUSE VIBES/My Domaine

Se você ama a aparência de uma samambaia exuberante, mas não acha que tem as habilidades para cuidar, está com sorte. A samambaia do ninho do pássaro lhe dá aquela sensação florestal enquanto ainda é de baixa manutenção. Suas folhas onduladas e arqueadas parecem igualmente atraentes em um vaso de mesa ou plantador suspenso.

21. Munguba (pachira aquatica)

Munguba (Pachira aquatica)
COCO LAPINE DESIGN/My Domaine

Esta variedade pode trazer o drama de uma árvore alta para o seu espaço com o mínimo de esforço. Deixe-a na frente de uma janela brilhante, mas longe de correntes de ar.

22. Lança-de-são-jorge

Lança-de-são-jorge
SARA TOUFALI/My Domaine

Sansevieria cylindrica é uma variedade da espada-de-são-jorge nova. Suas folhas roliças são semelhantes a lanças, por isso seu nome. Para uma saúde ideal, invista em luz indireta média a brilhante e deixe o solo ficar totalmente seco antes de aguar novamente.

23. Lambari

Lambari
HOUSE OF CHAIS/My Domaine

Este membro da família Tradescantia também é resistente e de rápido crescimento. Para manter a aparência vibrante, você deve fornecer luz indireta média a brilhante, embora ela tolere luz mais baixa, se necessário.

24. Dracena lisa 

Dracena lisa

Esta é uma ótima opção de árvore para sua casa ou escritório. As folhas desta dracaena são lisas, finas e verde-escuras. Possuem alturas dramáticas e se desenvolvem melhor e mais rápido com luz indireta e brilhante.

25. Pata-de-elefante

Pata-de-elefante

Se não tiver muita altura vertical para trabalhar, estas folhas longas e fluidas são para você. Acredite ou não, ela é uma suculenta. O excesso de água é muitas vezes a ruína desta planta, então vá com calma com o regador.

*Via MyDomaine

Continua após a publicidade

Publicidade