Dizem que essas 11 plantas parecem animais. Você acha?

De abelhas a macacos e cangurus, confira estas espécies diferentonas de plantas que lembram animais:

Por Redação Atualizado em 19 mar 2022, 20h25 - Publicado em 20 mar 2022, 19h00
Flor que lembra macacos
A Dracula simia lembra o rosto de macacos Orquidário UEL/Reprodução

Estima-se que existam cerca de 400.000 espécies de plantas em nosso planeta, exibindo uma enorme variação de cores e formas. Os seus tamanhos, em particular, são extremamente variáveis – de algas microscópicas que parecem flocos de neve a sequoias gigantes com centenas de metros de altura.

Algumas espécies até evoluíram para se parecer com um tipo totalmente diferente de criatura viva, seja como uma adaptação que fornece uma vantagem evolutiva ou apenas como um capricho da natureza. De qualquer forma, aqui está uma seleção de plantas muito parecidas com animais. Você concorda?

1. Orquídea com cara de macaco (Dracula simia)

Flor que parece um macaco
Ecoflora/Reprodução

Nativa das regiões montanhosas do Equador, Colômbia e Peru, esta rara flor de orquídea tem uma estranha semelhança com o rosto de um macaco.

Seu nome científico, Dracula simia, faz referência às duas longas esporas que brotam de suas flores como presas de vampiro, enquanto “símio” significa macaco em latim. Florescendo o ano todo, a orquídea também emite um perfume de laranja madura.

2. Orquídea abelha (Ophrys apifera)

Flor que parece uma abelha
Como cuidar de orquídeas/Reprodução

A orquídea abelha atrai abelhas machos para polinização, imitando uma fêmea receptiva. Além de produzir um cheiro que a abelha macho confunde com o odor sedutor de uma potencial parceira, suas pétalas também lembram a forma da fêmea.

Quando o macho erroneamente tenta acasalar com o objeto de suas afeições, ele também transfere pólen para a flor.

3. Pata de canguru (Anigozanthos manglesi)

Planta que parece a pata de um canguru
Gnangarra/Wikimedia Commons

A pata de canguru é um grupo de 12 espécies de plantas perenes cujos cachos de flores parecem as patas de um certo marsupial famoso. As flores são valorizadas por suas cores vermelhas e verdes brilhantes, mas a planta só pode ser encontrada nas áreas do sul da Austrália Ocidental.

4. Orquídea de homem nu (Orchis italica)

Flor que parece um homem nu
Orquídeas Encanto e Paixão/Reprodução

Também conhecida como a orquídea italiana, esta flor tem cachos de pétalas que parecem homenzinhos nus fofos. Ela floresce em abril e maio, pode crescer até 50 centímetros de altura, mas requer solo profundo e rico.

Veja também

5. Flor de papagaio (Impatiens psittacina)

Flor que parece um papagaio em voo
Depositphotos/Reprodução

Com pétalas que se assemelham a um papagaio voador, a Impatiens psittacina pode ser encontrada na Tailândia, no Mianmar e no nordeste da Índia.

Continua após a publicidade

A planta foi catalogada pelo botânico britânico Joseph Dalton Hooker depois que as sementes foram apresentadas a Kew Gardens em 1899. Hooker foi capaz de descrevê-la em 1901, uma vez que produziu flores. Como o governo tailandês proibiu sua exportação, continua sendo uma espécie muito rara.

6. Orquídea de pato voador (Caleana major)

Planta que parece um pato voador
Top Biologia/Reprodução

Crescendo de forma selvagem no leste e sul da Austrália, esta pequena orquídea se parece com um pato voador se preparando para pousar. Ela pode ser encontrada em florestas de eucalipto em regiões costeiras ou pantanosas e foi coletada pela primeira vez em 1803 no local da Sydney Opera House.

7. Flor do Espírito Santo (Peristeria elata)

Flor que parece uma pomba branca
Orquídeas Encanto e Paixão/Reprodução

Esta orquídea não é apenas notável por se parecer com uma pomba branca, mas aparentemente cheira muito à cerveja. Infelizmente, tornou-se tão rara que agora está na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção. Organizações no Panamá, de onde é a flor é originária, estão trabalhando duro para resgatá-la da extinção.

8. Orquídea garça branca (Habenaria radiata)

Flor que parece uma garça branca
Orquídeas Encanto e Paixão/Reprodução

Não há como confundir a forma de pássaro desta delicada flor branca, que cresce principalmente na China, Japão e Coréia. Também conhecida como orquídea com franjas ou sagiso, é a flor oficial do distrito de Setagaya em Tóquio.

9. Orquídea de mariposa (Falaenopse)

Flor que parece uma mariposa
Wolfgang Apel/Wikimedia Commons

O nome latino da orquídea mariposa significa “Semelhante a Phalaen”, referindo-se a um gênero de mariposas grandes, Phalaena, à qual se diz que esta flor se assemelha.

A orquídea mariposa (Phalaenopsis) também é um gênero com mais de 60 espécies. No entanto, quando vista de perto, também pode se parecer muito com um pássaro em voo. Esta beleza floral é nativa do sudeste da Ásia e do norte da Austrália.

10. Asa de borboleta vermelha (Christia vespertilionis)

Planta que parece uma asa de borboleta vermelha
Strange Wonderful Things/Reprodução

Parecendo muito com um enxame de borboletas em voo, a asa de borboleta vermelha é uma flor tropical rara do sudeste asiático. Apesar de sua raridade, é uma planta bastante fácil de cultivar, embora as sementes frescas possam ser difíceis de obter.

11. Orquídea mosca (Ophrys insectifera)

Flor que lembra uma mosca
Flores – Cultura Mix/Reprodução

Como a orquídea abelha, a orquídea mosca depende de insetos que erroneamente tentam acasalar com ela para conseguir a polinização. Neste caso, atrai vespas e abelhas machos, produzindo um perfume que imita os feromônios sexuais femininos, enquanto a própria flor se assemelha a uma mosca.

*ViaMental Floss

Continua após a publicidade

Publicidade