Como plantas no escritório diminuem ansiedade e ajudam na concentração

Veja quais são os benefícios de ter plantas no escritório e algumas sugestões para quais dela adicionar ao home office

Por Redação Atualizado em 2 ago 2021, 22h55 - Publicado em 26 jul 2021, 19h00
Elsa Nblet/Unsplash

Por que ter plantas no escritório?

Além de parecer bonito e criar um local de trabalho mais acolhedor, uma pesquisa, da Exeter University, no Reino Unido, mostra que há inúmeros benefícios científicos em ter plantas em seu espaço também. Foi comprovado que as plantas melhoram o humor e a memória e aumentam a produtividade.

Reprodução/bloomscape

Infelizmente, os espaços em que parecemos passar a maior parte do nosso tempo, o escritório, tendem a ter falta de vegetação. Os espaços de trabalho às vezes podem interferir em nossos esforços para alcançar o bem-estar ideal, mas as plantas de escritório têm a capacidade de neutralizar muitos desses efeitos negativos.

Annie Spratt/Unsplash

Esses efeitos provavelmente vêm de cores estimulantes, aromas energizantes e habilidades de oxigenação da planta. Encontrar o equilíbrio certo entre oxigênio e dióxido de carbono é a chave para o funcionamento ideal do cérebro.

Alívio de estresse e ansiedade

Quer se trate de drama de relacionamento, eventos mundiais ou trânsito na hora de pico, todos nós enfrentamos um número incontável de fatores de estresse diariamente. O próprio escritório é estressante com seu fluxo interminável de tarefas, prazos e reuniões.

Slava Keyzman/Unsplash

Felizmente, as plantas de escritório podem ajudar a reduzir o estresse no trabalho. Muitas espécies de plantas carregam odores distintos que servem como uma forma de aromaterapia. O cheiro de flores como jasmim e lavanda, por exemplo, tem demonstrado aliviar o estresse e a ansiedade e substituí-los por sensações de calma e relaxamento.

Roberto Nickson/Unsplash

Há também o efeito sedativo das cores das plantas. Estamos familiarizados com como as diferentes cores podem afetar a mente – é a razão pela qual as cores de um cômodo são tão importantes. As plantas não são diferentes.

Veja também

Melhores plantas para ter no home office

Praticamente qualquer planta vai melhorar a sensação de bem-estar de alguma forma, mas é claro, algumas espécies de plantas se destacam mais do que outras. Veja uma lista com alguns exemplos!

Continua após a publicidade

1. Gravatinha (​​​​Chlorophytum comosum)

Uma das plantas mais populares, a gravatinha, ou clorofito, é um purificador de ar natural. O Clean Air Study da NASA descobriu que essas são as plantas mais eficazes na remoção do monóxido de carbono, formaldeído, xileno e tolueno do ar.

Esses gases e compostos podem afetar sua capacidade de pensar, sem mencionar que podem causar uma longa lista de doenças desagradáveis ​​que vão desde alergias a câncer.

Além disso, quando clorofitos foram colocadas em certos quartos de hospital, os pesquisadores notaram que os pacientes nesses quartos apresentaram melhoras, entre elas pressão arterial mais baixa, redução da dor e ansiedade e menos fadiga.

2. Dragoeiro de Madagascar (Dracaena marginata)

 

Severin Candrian/Unsplash

Assim como as plantas-aranha, o Dragoeiro é um purificador de ar natural. Ele também remove os mesmos gases que as gravatinhas removem, além de fumaça do cigarro, o cheiro de materiais sintéticos e benzeno (que pode causar câncer). A dracena também é de cores vivas, o que, como foi dito antes, pode ser estimulante para sua mente só de olhar para ela.

3. Espada de São Jorge (Dracaena trifasciata)

 

espada de são jorge
Kelly Sikkema/Unsplash

A Espada de São Jorge é outra planta purificadora de ar. Esta planta extremamente resistente pode prosperar em quase qualquer tipo de ambiente. A adaptabilidade do Sansevieria o torna uma planta perfeita para escritórios porque não se importa com o ar-condicionado, as lâmpadas fluorescentes e não precisa ser regado com muita frequência.

*Via Bloomscape

 

Continua após a publicidade

Publicidade