23 plantas compactas para ter na varanda

Veja opções de baixa manutenção para locais de sol, sombra e vento

Por Redação Atualizado em 13 abr 2022, 23h03 - Publicado em 15 abr 2022, 13h00
Jardim em varanda
Westend61/Getty Images

A chave para transformar sua varanda em um mini oásis é selecionar plantas adequadas às condições do seu espaço. Portanto, antes de ir atrás das espécies perfeitas, faça uma avaliação. Possui mais sombra ou sol? A área é exposta ou abrigada?

Separamos algumas variedades que se adaptam a diferentes cenários. Se você estiver interessado em trazer algumas grandes mudas, também é importante verificar com o proprietário do edifício ou um engenheiro estrutural qual o peso que sua varanda pode suportar.

Jardim em varanda
Tony Giammarino / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Se esta é a primeira vez que você trabalha com jardinagem, comece pequeno – pegue algumas plantas e alguns vasos. Escolhendo os tipos certos, seu cantinho verde será tão rico em folhagens e flores quanto em jardins maiores! Conheça 23 tipos compactos:

1. Santolina 

Santolina

O tamanho compacto e visual arredondado a tornam uma boa escolha para ideias de recipientes de janela em varandas, onde o espaço normalmente é escasso. A maioria das variedades tem folhagem aromática e prateada complementada por flores de botão amarelo no verão, mas Santolina rosmarinfolia oferece folhagem verde.

2. Jasmim

Jasmim

O jasmim vai perfumar a sua área externa, além de deixá-la ainda mais bonita. Eles são plantas “famintas”, então use um composto rico e forre o fundo do recipiente com uma folha de jornal para ajudar a reter a umidade e os nutrientes. Posicione o vaso em um canto protegido e deixe as hastes longas crescerem ao longo das paredes.

3. Zinnia elegans “Queen Red Lime” 

Zinnia

Esta variedade divertida é fácil de cultivar e suas flores vibrantes realmente se destacam em um cenário de vegetação. Se você regar e usar fertilizante para tomate, eles florescerão desde o verão até as primeiras geadas.

4. Gerânio

Gerânio

Os gerânios lidam bem com condições quentes e secas. As variedades perfumadas dão um interesse extra – ‘Attar of Roses’ é um dos melhores para isso. Os tipos que crescem em trepadeiras são ótimos para as partes laterais de seu pequeno jardim.

5. Lavanda

Lavanda

Esta flor tolerante à seca é uma super espécie de varanda. A folhagem prateada aromática da lavanda e seu crescimento compacto o torna perfeito para vasos e outros recipientes – o que significa que você pode desfrutar da espécie mesmo quando estiver com pouco espaço de cultivo.

A lavanda inglesa (L.angustifolia) é a mais resistente e tem as flores mais duradouras. A lavanda francesa(L.stoechas) é menor e mais tenra, mas com flores mais grossas.

6. Gramíneas que amam o sol

Gramíneas

Estas mudas de baixa manutenção oferecem um contraste de textura. Para um visual costeiro ou contemporâneo estiloso, experimente adicionar Nassella tenuissima plantada com Eryngium (azevinho do mar) e Gaura lindheimeri. Para um cenário ainda mais aprimorado,  inclua decks e vasos de madeira.

Miscanthus sinensis tem folhas elegantes e arqueadas de meio verde e impressionantes plumas que ficam bem no inverno. Helictotrichon sempervirens fica ótimo em vasos prateados com suas folhas perenes azuis e plumas cor de palha.

7. Armeria marítima 

Armeria marítima

A Armeria marítima cresce em falésias costeiras, por isso é uma ótima opção para ambientes com muito vento. Seus tufos perenes de baixo crescimento adicionam textura e estrutura durante todo o ano, e as lindas flores rosa ou brancas em forma de taça, que emergem em hastes longas a cada primavera, fazem exibições atraentes.

As flores são ricas em néctar e pólen e atraem abelhas e outros polinizadores. Você pode adicionar uma cobertura de concha triturada para ajudar a reter a umidade e dar uma vibe à beira-mar também.

8. Hebe

Hebe

Suas folhas duras e coriáceas lidam bem com o vento e a seca, e naturalmente parecem ter sido cortadas, o que significa que você não precisa se preocupar em podar! Felizmente, eles não exigem muita água ou fertilizante. Hebe rakaiensis tem cachos de grandes flores brancas no início do verão, enquanto a variedade ‘Heartbreaker’ tem folhas delgadas e variadas que ficam rosa durante os meses mais frios.

9. Pinheiros anões

Pinheiro

Estes ramos perenes resistentes adicionarão grande personalidade a uma área ensolarado sem ocupar espaço. Ao contrário de suas versões de tamanho normal, a maioria dos tipos anões crescem lentamente ou atingem um tamanho pequeno na maturidade, tornando-os perfeitas para o cultivo em recipientes.

10. Campânula

Campânula

Estas mudas de jardim de casa são mais resistentes do que parecem, especialmente a Campanula carpatica e Campanula portenschlagiana. Exigem pouca atenção e toleram a falta de nutrientes e água, além de lidar com sombra parcial.

Uma variedade compacta relativamente nova é a ‘Porto’. Tem folhagem com pequenas flores de sino roxas e é ótima em pequenos vasos. Ela florescerá durante toda a primavera e verão se for mantida bem regada. A Campanula glomerata tem cachos e flores roxas ricas nas hastes longas. Corte após a floração para evitar a auto-semeadura e incentivar mais flores.

11. Samambaias

Samambaia

As samambaias têm uma qualidade arquitetônica impressionante que as torna boas o suficiente para crescer por conta própria. Perfeito se você prefere o visual minimalista ou não quer gastar muito tempo cuidando de muitas espécies diferentes.

Continua após a publicidade

Cultive-as em recipientes mais altos para que você possa admirar melhor suas folhas graciosas e arqueadas. Como não possuem raízes muito profundas, você pode encher o fundo do vaso com pedaços quebrados de poliestireno, o que reduzirá o peso do composto. As variedades Dryopteris lidam bem com as condições de seca e a Dryopteris erythrosora tem lindas folhas de bronze na primavera que se aprofundam para o verde médio no verão.

12. Folha de salada

Folhas de salada

Se há um canto com sombra na sua área externa e você gosta de cultivar vegetais, por que não cultivar suas próprias folhas de salada saborosas? Alface, folha de mostarda, rabanete e espinafre preferem um ambiente mais fresco e longe da luz solar direta.

Escolha vasos com pelo menos 15 a 20 cm de profundidade para que os ramos possam desenvolver um sistema radicular decente. Certifique-se de que há furos de drenagem e coloque uma bandeja de gotejamento embaixo.

13. Bordo

Bordo

Muitos tipos de bordos japoneses são ideais para recipientes, pois crescem lentamente e formam pontos focais impressionantes. Eles vêm em dezenas de belas cores e formas de folhas. ‘Going Green’ tem folhas verdes luminosas na primavera e no verão, com tons encantadores no outono. Eles são resistentes, mas se saem melhor em um local protegido sem muito vento e ficam felizes na sombra.

14. Erysimum ‘Bowles Mauve’

Erysimum 'Bowles Mauve'

Esta espécie produz espigas elegantes de flores acima de estreitas folhas verde acinzentadas. Você pode aplicar um fertilizante com alto teor de potássio no verão para manter as flores com boa aparência, mas ele lidará bem com solos mais pobres. Ademais, gostam de sol, mas toleram alguma sombra ao longo do dia. É também uma ótima planta amiga das abelhas.

15. Margaridas

Margarida

Além de serem bonitas, as margaridas ficam felizes em condições ensolaradas, secas e ventosas. Elas também são um ímã para abelhas e borboletas. Em uma varanda, variedades naturalmente de baixo crescimento como a Margarida-do-cabo e a Gazania são ótimas, mas a Margarida Shasta (Leucanthemum x superbum) têm caules fortes e flexíveis e lida com condições de vento.

16. Gaura lindheimeri

Gaura

Quando estão balançando na brisa, as flores brancas ou rosadas estreladas, carregadas em hastes esbeltas, parecem borboletas em vôo. São ótimas para preencher lacunas e combinam bem com gramíneas. Substitua as mudas a cada três anos para manter a aparência saudável. Elas preferem uma posição quente e ensolarada, mas toleram alguma sombra.

17. Tomilho ‘Silver Posie’

Tomilho

Ervas perenes compactas como orégano, tomilho e alecrim são excelentes em jardins pequenos de ervas porque lidam bem com o calor e a seca – e cheiram bem também!

As abelhas adoram as flores e o corte regular dos caules macios manterá as plantas espessa e fornecerá ervas para cozinhar. Se o seu cantinho tiver meia-sombra, experimente a hortelã (há muitos tipos interessantes para escolher, como chocolate, abacaxi e banana).

18. Capuchinha

Capuchinha

As capuchinhas têm flores comestíveis e fazem decorações maravilhosas em bolos. Crescem muito rápido e o cultivo é fácil. Regue-as bem enquanto estiverem se estabelecendo e aplique um fertilizante com alto teor de potássio a cada 2-3 semanas. Semeie-as em um composto multiuso ao ar livre no final da primavera ou compre ramos grandes no verão.

19. Magnolia

Magnolia

Algumas das mais magníficas árvores de magnólia crescem lentamente, o suficiente para serem plantadas em recipientes. Magnolia grandiflora é uma escolha popular entre os designers de jardim por suas grandes folhas verdes, que são de cor bronze na parte inferior.

Magnolia stellata ‘Water Lily’ tem flores brancas perfumadas, enquanto Magnolia stellata ‘Susan’ tem flores roxas atraentes e faz um bom ponto focal. Sol pleno a sombra parcial é o melhor e lembre-se de podar após a floração para mantê-las compactas.

20. Evônimo

Evônimo

Robustas e confiáveis, as variedades Euonymus japonicus são uma escolha segura para plantas de varanda. A ‘Green Spire’ parece elegante em recipientes de madeira e tem folhas verdes brilhantes durante todo o ano.

Ele fará um bom trabalho de filtragem do vento, fornecendo algum abrigo para outras mudas atrás. Euonymus gosta de sol pleno, mas tolera sombra total ou parcial. Euonymus planipes tem uma forma graciosa e uma cor de folha de outono deslumbrante. Esta árvore de crescimento lento pode ser cultivada em um recipiente grande e cortada em formas de topiaria.

21. Phormium 

Phormium

Resistente e pouco exigente, o phormium, também conhecido como linho-da-nova-zelândia, tolera uma série de condições. Eles criam instantaneamente um ponto focal em um espaço, especialmente se plantados em vasos mais altos para que suas folhas graciosas e arqueadas possam ser melhor admiradas.

Remova todas as folhas mortas na primavera e adicione uma pitada de fertilizante na camada superior do composto. A maioria é resistente, mas menos em recipientes. Portanto, se você mora em uma região fria, mova os ramos para perto de uma parede protegida no inverno, se possível.

22. Nandina Domestica 

Nandina Domestica

Esta espécie de baixa manutenção exibe folhas cor de bronze na primavera, lindas flores brancas no verão e bagas vermelhas brilhantes no outono.

Comumente conhecido como bambu celestial, na verdade não é um bambu, mas tem qualidades semelhantes com folhagem perene estreita em caules arqueados. ‘Firepower’ é de baixo crescimento e combina bem com gramíneas, pinheiros e sempre-vivas. ‘Obsessed’ é uma variedade mais alta com 70 cm, boa para criar privacidade.

23. Bambu

Bambu

Cultive-o para filtrar o vento e criar uma tela natural. Esteja preparado para mover o bambu para um vaso grande ou dividi-lo a cada poucos anos para mantê-lo saudável. Fargesia ‘Lava’ e ‘Simba’ são compactos o suficiente para cantinhos pequenos.

*Via Gardening Etc

Continua após a publicidade

Publicidade