Casa Created with Sketch.

Como plantar e cuidar de gerânios

Preparados para uma explosão de cor e fragrância?

 (Gardening Know How/Reprodução)

Procurando novas espécies para acrescentar no seu jardim? Os gerânios são populares pelos seus tons ou fragrâncias durante o verão, as características dependem do tipo que será escolhido.

Fáceis de cultivar e desenvolver em vasos terracota, eles podem ser criados sozinhos ou combinados com outras plantas – lavanda e nemesia são ótimas opções. Alguns gerânios também podem crescer em cestos suspensos

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Por causa do perfume oferecido por alguns ramos e das folhas comestíveis, eles são vendidos como ervas. Suas cores variam entre rosa, vermelho, roxo, bronze e branco. Eles gostam de bastante sol, um solo úmido, mas bem drenado, e se beneficiam de terra neutra ou alcalina. Lembre-se que as condições de produção variam com cada gerânio.

Cuidado: podem ser tóxicos para cães e gatos. 

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Como cuidar?

Cultivados como anuais, eles devem receber água no verão e quando o desenvolvimento parar, estimulando um segundo fluxo de flores. 

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Para o plantio, utilize um composto multiuso sem turfa e um fertilizante de liberação lenta. Se optar por um vaso com outras espécies, mantenha-o sempre regado. 

 (gardenersworld.com/Reprodução)

No final do verão, corte as mudas, para protegê-los contra as perdas no inverno, e mova os vasos para dentro de casa no outono. Se preferir criar como planta interna, deixe-a florir até o outono ou inverno e a posicione longe de radiadores ou lareiras.

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Já na hibernação, transfira as mudas que estiverem no solo do jardim ou em vasos grandes para recipientes menores e reduza cerca de 1/3 de altura da muda – continue aguando.

Veja também

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Na primavera, aplique adubo líquido e aumente a rega.

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Como propagar?

Quer aumentar o seu jardim de gerânios? Retire ramos acima da terceira junta e abaixo da ponta crescente. Com uma faca limpa, remova todas as folhas, exceto as duas primeiras. Tente fazer cortes precisos.

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Encha potes de plástico com composto e deixe tudo bem firme, pois se o material coletado ficar se movimento no solo, ele não irá florescer. Regue e insira as mudas no composto em cerca de 1 cm. 

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Posicione os potes em locais quentes, mas não em exagero. Não se esqueça de rotular para que não sejam confundidos com outras variedades colhidas. 

 (gardenersworld.com/Reprodução)

Quais tipos de problema podem aparecer?

Os gerânios zonais são suscetíveis à ferrugem do pelargônio – uma doença fúngica que costuma piorar em verões úmidos ou quando as plantas são cultivadas em ambientes mal ventilados. Detecte facilmente analisando a parte inferior das folhas a procura por manchas marrons – as que estiverem cobertas devem ser destruídas.

*Via Gardeners’ World 

Veja também

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.