Casa Created with Sketch.

Paris inaugura maior fazenda urbana em telhado com 14 mil m²

Com hidroponia e aeroponia, serão produzidos frutas e vegetais sem agrotóxicos

 (reprodução/CicloVivo)

As metrópoles verticalizaram nosso modo de viver, mas com criatividade vamos encontrando soluções e abrindo espaços. Já usamos as coberturas de prédios para festas, como área de lazer e, agora, é cada vez mais comum também o cultivo de plantas e alimentos. Em Paris, capital da França, acaba de ser inaugurado uma super fazenda urbana de 14 mil m² no telhado. O plantio ainda não cobre toda esta área, mas quando isso acontecer ela poderá ser considerada a maior da Europa e talvez do mundo.

Batizada de Nature Urbaine, o projeto é realizado no Paris Expo Porte de Versailles -, o maior parque de exposições da França. No topo do prédio, serão produzidas mais de mil frutas e vegetais por dia, de cerca de 20 espécies diferentes.

Haverá sempre alimentos sazonais e fresquinhos da horta. Vinte jardineiros serão responsáveis por cuidar do cultivo e, o melhor, sem usar agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

 (reprodução/CicloVivo)

A empresa Agripolis, responsável pela implantação, também gerenciará o espaço para diversos usos. Haverá, por exemplo, oficinas, passeios educacionais sobre agricultura urbana, área para eventos corporativos, entre outros serviços.

Uma estufa foi criada para acomodar até 100 pessoas e outro espaço menor, de 43 m2, para grupos pequenos e ao ar livre. Com a pandemia, áreas internas certamente não serão o mais desejado neste momento, mas futuramente servirão para a realização de atividades.

Além disso, já funciona um bar e restaurante, chamado Le Perchoir, com terraço panorâmico, que absorve parte da produção. O restante é comercializado em mercados do bairro.

 (reprodução/CicloVivo)

Para ler o conteúdo completo, acesso o site CicloVivo!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.