Por que minha orquídea está ficando amarela? Veja as 3 causas mais comuns

De excesso de água a falta de fertilizante, veja o que pode estar prejudicando sua orquídea

Por Redação Atualizado em 3 jan 2022, 19h41 - Publicado em 3 jan 2022, 19h00
Gardening Chores/Reprodução

Estar se perguntando “por que as folhas das orquídeas ficam amarelas?” é um sinal de que sua orquídea não está indo muito bem. Ao contrário da crença popular, cultivar orquídeas não é tão difícil quanto as pessoas pensam.

Jack S/Getty Images

Na verdade, as orquídeas são uma das melhores plantas de interior que florescerão por muitos anos, mas você tem que dar a elas as condições certas. Muitas vezes, isso significa apenas deixá-las sozinhas e não se preocupar muito. Se sua orquídea está amarelando, está mostrando sinais de perigo – esses são os motivos mais prováveis.

Água demais

 

Continua após a publicidade

GardeningEtc/Unsplash

Esta é a razão mais comum pela qual as folhas da sua orquídea estão ficando amarelas. Lara Jewitt, Gerente Sênior de Viveiros da Kew Gardens, explica que “As orquídeas em geral só devem ser regadas quando secam e nunca devem ficar diretamente na água. No entanto, eles gostam de umidade. Para aumentar a umidade, você pode colocá-los em uma bandeja rasa com seixos e um pouco de água – os seixos os mantêm fora do contato direto com a água.”

Então, todos aqueles vídeos e postagens no Instagram que você viu de raízes de orquídeas em tigelas de água são um grande erro. Em vez disso, Lara diz que você deve “regar diretamente no vaso e deixá-la escorrer”.

Veja também

Posicionamento incorreto

 

Continua após a publicidade

A sua orquídea está crescendo perto de uma janela com correntes de ar? Ou talvez você o tenha colocado ao lado de um radiador? Talvez você a tenha colocado em uma janela ampla para maximizar a quantidade de luz que recebe. Todos os três são completamente errados para uma orquídea que gosta de uma temperatura constante sem muita luz solar e com umidade ambiente bastante alta.

Lara confirma que as orquídeas “não gostam de correntes de ar ou calor seco, portanto, mantenha-as longe de radiadores, janelas com correntes de ar ou da porta da frente”. Se você está vendo folhas amareladas e botões de flores caindo, uma corrente de ar ou ar seco é quase com certeza o motivo.

Fertilização incorreta

 

Continua após a publicidade

GardeningEtc/Unsplash

Fertilizar excessivamente é um erro comum no cultivo de orquídeas e outra forma de matá-las com gentileza. Lara explica que “orquídeas não precisam de fertilizantes fortes”. Eles gostam de aplicações frequentes de fertilizantes nos meses de verão, mas o fertilizante deve sempre ser diluído pela metade. Se você notar que as folhas da sua orquídea estão amarelando do centro para fora, você está usando fertilizante demais ou não está diluindo o suficiente.

Dito isso, não alimentar sua orquídea provavelmente também resultará em folhas amareladas ou caindo, e nenhuma folha nova. Se você nunca alimentou sua orquídea por medo de matá-la, comece devagar e ela deve se recuperar. Seguir essas dicas deve garantir que sua orquídea se torne a estrela de seu jardim interno mais uma vez.

*Via GardeningEtc

Continua após a publicidade

Publicidade