Sabia que é possível mudar a cor da sua hortênsia? Veja como!

Entenda o que influencia na cor delas e o que você pode fazer para alterá-las

Por Redação Atualizado em 12 abr 2022, 18h11 - Publicado em 13 abr 2022, 19h00
Close de hortênsias rosas, azuis e lilases.
Carlo Tabadero/EyeEm/Getty Images

Você sabia que pode mudar a cor das hortênsias? Bem, pelo menos quando se trata das do tipo Mophead e Lacecap das seguintes espécies: Hydrangea macrophylla, Hydrangea involucrata e Hydrangea serrata.

Talvez você queira um novo visual para seus arranjos ou, quem sabe, você tenha notado que suas flores um dia azuis vêm ficando rosas inesperadamente e queira recuperar o seu antigo tom. De qualquer forma, o processo é bastante simples quando você sabe o que fazer.

Essa é uma de nossas plantas favoritas quando o assunto é trazer mais estrutura e vitalidade ao jardim. Além disso, aprender a cultivar hortênsias é fácil, por isso são ideais para jardineiros iniciantes.

Arbusto de hortênsias floridas em azul, lilás e rosa.
Hans Braxmeier/Pixabay/Reprodução

E elas não são apenas para canteiros – você também pode plantá-las em vasos. Na verdade, mudar a cor das hortênsias em recipientes é mais fácil do que quando elas são plantadas diretamente no solo, pois você tem mais controle da terra. Explicamos tudo o que você precisa saber neste guia simples.

Como você muda a cor das hortênsias?

Hortênsias com flores azuis ou rosas tendem a ser:

  • azuis em condições de solo ácido
  • lilases em condições de solo ácido para neutro
  • rosas em condições alcalinas

Explica Christine, especialista em jardinagem da Amateur Gardening.

Isso significa que, alterando o pH do solo, você pode obter diferentes cores de hortênsia para complementar a paleta do seu jardim. No entanto, lembre-se de que a mudança de cor não acontecerá da noite para o dia – é um processo contínuo.

Como deixar sua hortênsia azul?

Hortênsias azuis.
Masahiro Makino/Getty Images

Você pode manter as flores em tons de azul acidificando o solo, explica Christine.

Continua após a publicidade

Tente cobrir o solo com matéria orgânica – separado do composto de cogumelos, que é mais alcalino. “O enxofre também é um material acidificante comum, embora possa levar semanas para fazer efeito”, acrescenta Christine. O uso de composto ericáceo também tende a ser eficaz.

Você pode inclusive comprar compostos “azulantes” em centros de jardinagem e online, que devem ser aplicados de acordo com as instruções do fabricante. Estes produtos contêm alumínio. Alguns jardineiros também dizem que adicionar grãos de café ao solo pode ajudar, e os especialistas em jardinagem amadora sugerem ainda trabalhar com pedaços de metal enferrujado na área da raiz da planta.

John Negus, que também escreve para Amateur Gardening, acrescenta o uso de água da chuva para regar as hortênsias e ajudá-las a se manter azuis. Você pode utilizar uma cisterna – uma boa abordagem se você deseja um jardim mais sustentável.

Como deixar as hortênsias rosas?

Close de hortênsias rosas.
Yumiko Sato/Getty Images

Hortênsias em solos neutros ou calcários (alcalinos) geralmente produzem flores rosas ou lilases, levemente turvas. “As flores cor-de-rosa são decorrentes de um pH relativamente alto, de cerca de 7,5 a 8”, diz John.

A melhor maneira de fazer isso é adicionar cal de jardim ao solo. Siga as instruções na embalagem do produto escolhido, mas 1/2 xícara por metro quadrado, uma vez a cada duas semanas durante a estação de crescimento deve ser o suficiente.

Adicionar cinzas de madeira ao solo ao redor de suas plantas também pode ajudar a aumentar a alcalinidade.

Por que algumas flores da minha hortênsia são azuis e outras cor-de-rosa?

É bastante incomum ter hortênsias com flores rosas e azuis, mas isso pode acontecer. A razão por trás geralmente é porque existem bolsões de acidez na área da raiz da planta. Para ter mais controle sobre o solo, você pode cultivar suas hortênsias em vasos grandes e incluí-los no seu projeto paisagístico.

É possível alterar a cor de hortênsia brancas?

Close de hortênsias brancas.

Hortênsias com flores verdes ou brancas estão cada vez mais populares hoje em dia, funcionando bem em projetos de jardins modernos e românticos de casas de campo. Mas, ao contrário das variedades azuis e rosas, esses tipos não podem ter sua cor alterada, uma vez que não são afetadas pelo pH do solo. Algumas, no entanto, ficam levemente rosados à medida que envelhecem, ressalva John Negus.

*Via Gardening Etc

 

Continua após a publicidade

Publicidade