Casa Created with Sketch.

Quais são as melhores plantas para varandas de apartamentos

Flores, trepadeiras, ervas, vegetais, arbustos e até árvores de pequeno porte são opções 

 (Reprodução/Pinterest)

Não há desculpas para não ter um cantinho verde em casa. Além de apresentar benefícios para a saúde e bem-estar, elas fazem parte da decoração de interiores.

Com opções para todos os gostos e espaços, o importante é estar atento se as demandas da espécie se alinham com o local que será oferecido a ela. Existem plantas que são adequadas para áreas pequenas; outras que se desenvolvem em lugares onde não há sol ou com muito; as que não suportam ventos fortes e precisam de mais proteção; as que são pesadas e as leves.

Pronto para descobrir qual delas é perfeita para a sua situação?

1. Begônias

 

A espécie possui flores e folhas bonitas – por serem grandes, verdes e recortadas – que adicionam textura. Mantidas em ambientes levemente sombreados, elas irão florescer sem problema.

2. Brinco-de-princesa

 

Em cestos suspensos, essas flores parecem um lustre chique! Elas adoram pouca iluminação e atraem muitos pássaros, borboletas e beija-flores. Veja como cultivar aqui!

3. Samambaias

 

Em superfícies de sombra, as samambaias são uma boa escolha. Por crescerem e expandirem muito, seja em vasos ou recipientes suspensos, evitem adicioná-las em varandas pequenas.

Veja também

4. Crisântemo

 

Sua variedade de flores – diferentes tamanhos, cores e formas – a torna extremamente popular. Apesar de demandarem espaço, pois se expandem muito, isso não te impede de ter uma ou duas na sua sacada – deixando o ambiente bem bonito.

5. Amor-perfeito

 

Com diferentes cores e tamanhos, o amor-perfeito é ideal para crescer em floreiras e vasos. Além de gostar de temperaturas amenas.

6. Hortênsia

 

Uma ótima opção para quem tem espaço limitado, as flores, que formam uma esférica linda, gostam de regas frequentes e abundantes com a luz solar. Para um toque a mais na sua decoração, corte alguns cachos e use como peça central na mesa da cozinha, sala de estar ou jantar.

7. Petúnia

 

As petúnias possuem muitas cores e são fáceis de cultivar. Para elas se desenvolverem, precisam de uma grande quantidade de luz.

8. Ervas

 

As ervas são ideais para sacadas de apartamentos, pois além de serem fáceis de criar, cabem em recipientes relativamente pequenos e algumas são trepadeiras que evoluem verticalmente.

Sálvia, tomilho ou alecrim são boas escolhas para ambientes ensolarados. Para áreas sombreadas, opte pelo hortelã, salsa ou endro.

9. Suculentas

 

Essa é para quem possui dificuldades para se lembrar de regar as plantas e um local externo que recebe muita claridade natural. A palavra “suculenta” vem da palavra latina sucus, que significa suco ou seiva – o que faz sentido quando você entende que a natureza por trás delas é reter água. Veja tudo sobre suculentas aqui!

10. Frutas e vegetais

 

Cultivar frutas e vegetais em uma varanda traz vantagens, como mantê-los seguros de insetos e pequenos animais e ajudar o seu bolso, te beneficiando ao longo prazo. Normalmente, morangos, framboesas, alfaces e tomates precisam de muito sol.

*Via Norhart

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.