Casa Created with Sketch.

As melhores e piores plantas para praticar Feng Shui

Plantas em geral são benéficas para o feng shui, mas algumas se destacam e outras podem ser mais desafiadoras na tentativa de trazer boas energias

 (El Mueble/Reprodução)

Além de melhorar a estética de um espaço, as plantas convidam a energia da natureza para dentro de casa ou escritório. E, de acordo com os princípios do feng shui, as plantas domésticas podem nutrir e curar a sua energia pessoal. Mas saiba que quando se trata das melhores plantas para uma boa energia do feng shui, existem algumas diretrizes a serem seguidas.

plantas para ambientes pouco iluminados

Decorar com plantas vivas fortalece a energia de um elemento específico da geomancia chinesa: a madeira. O elemento traz energia vital de crescimento e ação para o seu espaço. Também pode inspirar compaixão, bondade e flexibilidade. Além disso, a cor verde – tom presente em muitas plantas – está associada à cura.

Você deve saber que não existem necessariamente plantas boas e ruins de feng shui. Afinal, a chave da prática é ver a interconexão entre dualidades. Dito isso, existem plantas que são mais comumente recomendadas para aplicações de feng shui, junto com plantas que podem ser mais desafiadoras na tentativa de trazer boa energia.

As melhores plantas de Feng Shui

A jibóia é uma ótima planta de feng shui

A jibóia é uma ótima planta de feng shui (@paulaksouza/Instagram)

Em geral, a maioria das plantas é ótima para o feng shui, desde que você cuide bem delas. Espécies com folhas macias e arredondadas são normalmente as melhores, pois promovem uma energia suave e nutritiva.

Algumas das melhores plantas para o feng shui são:

Areca-bambu

Esta é uma ótima planta para purificar o ar, assim como para o feng shui. A areca-bambu pode crescer mais do que muitas outras plantas e tem lindas folhas em forma de leque. Precisa de luz indireta.

Samambaia-americana

As samambaias-americanas são fáceis de cuidar em ambientes fechados, contanto que haja luz suficiente. As versões petite são perfeitas para pequenos espaços e para pendurar.

Espada-de-são-jorge

Também conhecida como língua de sobra, a espada-de-são-jorge é uma ótima planta para iniciantes. Embora possa parecer pontiaguda, ela também tem uma qualidade de energia protetora.

Planta jade

Também conhecida como planta-dinheiro, a planta jade apresenta muitas folhas arredondadas. Isso dá à planta uma aparência macia e exuberante.

Bambu-da-sorte

O bambu representa crescimento e adaptabilidade. No uso do feng shui, o número de talos tem um significado simbólico. Por exemplo, dois talos devem nutrir as áreas de sua vida associadas ao amor, e três talos nutrem a sua felicidade.

Jibóia

A jibóia é fácil de cuidar e propagar. Ela desenvolve vinhas exuberantes com folhas em forma de coração e é excelente para limpar o ar interior.

Plantas desafiadoras de Feng Shui

Devido à sua forma pontiaguda e hostil, os cactos são mais desafiadores quando se trata de feng shui

Devido à sua forma pontiaguda e hostil, os cactos são mais desafiadores quando se trata de feng shui (Scott Webb/Pexels)

No feng shui, existe o conceito de sha qi – ou energia aguda. Isso ocorre quando a energia de ataque, geralmente de objetos pontiagudos, é direcionada ao seu corpo, drenando sua energia pessoal. Portanto, é melhor evitar plantas pontiagudas, como um cacto, se quiser promover uma boa energia de feng shui.

Além disso, uma planta moribunda e negligenciada também pode cultivar energia drenante. Portanto, antes de trazer qualquer planta para o seu espaço, certifique-se de ter o ambiente certo (e o tempo) para mantê-las saudáveis. Além disso, remova as partes mortas de uma planta imediatamente.

Finalmente, usar plantas falsas para promover uma boa energia do feng shui pode ser um pouco complicado. Se for o caso e você ainda quiser receber os benefícios do feng shui, opte por aquelas de alta qualidade. Elas devem parecer tão realistas que você precisará tocá-las para confirmar que são falsas.

As plantas e o Baguá

Uma maneira simples de usar plantas para aplicações do feng shui é localizá-las em áreas específicas do Baguá, o mapa de energia do feng shui que considera o seu espaço. No Baguá, cada área do ambiente é conectada a um aspecto de sua vida.

Confira uma análise rápida de todas as áreas do Baguá e como uma planta doméstica pode melhorar a energia em cada uma delas:

Família (Zhen)

As plantas domésticas nesta área do Baguá podem promover o crescimento e o apoio em sua vida familiar. Elas também podem ajudar a despertar a energia para fazer as coisas andarem se você estiver se sentindo preso de alguma forma.

Riqueza (Xun)

A área de riqueza pode se beneficiar de uma planta se você quiser crescer em abundância e atrair mais prosperidade.

Saúde (Tai Qi)

Se a sua saúde precisa de algum apoio extra, uma planta na área central de sua casa pode estimular a cura em todos os aspectos de sua vida.

Pessoas Úteis (Qian)

Às vezes é difícil pedir ajuda. Uma planta na área de pessoas úteis pode ativar energias para convidar o apoio quando e onde você mais precisar.

Crianças (Dui)

As plantas na área das crianças podem estimular o crescimento de qualquer filho ou projeto. Se você tiver problemas para terminar as coisas, esta também é uma boa área para adicionar uma planta.

Conhecimento (Gen)

Plantas domésticas na área do conhecimento podem apoiar a expansão do autoconhecimento e do crescimento pessoal.

Fama e Reputação (Li)

Se você precisa ser visto e reconhecido, o elemento madeira de uma planta pode alimentar o elemento fogo em sua área de fama e aumentar  a sua visibilidade no mundo.

Carreira (Kan)

Plantas na área da carreira podem estimular o crescimento e a expansão de sua ocupação. Elas também podem dar um impulso à sua sabedoria.

Parceria (Kun)

As plantas na área de parceria são uma boa ideia para cultivar a gentileza e a flexibilidade nos relacionamentos.

* Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.