Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Jardim toscano e provençal: paisagismo tem plantas que se adaptam à sombra

Inspire-se neste projeto de paisagismo que une o charme toscano ao provençal, com plantas de sombra e um charmoso cantinho de orquídeas.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 set 2025, 13h00
Jardim toscano e provençal: paisagismo tem plantas que se adaptam à sombra
 (Levi Mendes Jr./Divulgação)
Continua após publicidade

A busca por um jardim que combinasse beleza e funcionalidade levou uma família a contratar o renomado paisagista Gilberto Elkis. O desafio era criar um espaço que harmonizasse as grandes árvores existentes com uma nova proposta de circulação e organização, resultando em um projeto de paisagismo único. “Mesclei o estilo toscano com o provençal e selecionei vegetação de sombra, pois a área é bem protegida pelas copas”, lembra o paisagista.

Coleção de flores
A colorida seleção de plantas envolve a escadaria, cujos degraus fazem as vezes de arquibancada e permitem o acesso à quadra de tênis. (Levi Mendes Jr./Divulgação)

Jardim com a essência da Toscana e de Provença

Para o projeto inicial, a inspiração veio da Europa, mesclando o rústico charme do estilo toscano com a delicadeza do provençal. A principal solução foi a escolha cuidadosa de plantas adaptadas a áreas sombreadas, já que as copas das árvores existentes criavam um microclima específico.

Jardim Tosacano e Provençal.
(Levi Mendes Jr./Divulgação)

Além disso, foram criados recantos especiais para a moradora, uma entusiasta da jardinagem, exibir sua coleção de orquídeas e organizar seus vasos, que antes se espalhavam pelo quintal.

Continua após a publicidade
Jardim Toscano e Provenal
(Levi Mendes Jr./Divulgação)

Seleção de plantas e floradas em todas as estações

Jardim Toscano
(Levi Mendes Jr./Divulgação)

O sucesso do projeto levou à sua expansão para um terreno vizinho, adquirido anos depois. Nesta nova área, o foco foi criar um jardim com volume e garantir floradas durante todas as estações, complementando a área de lazer com gramado e quadra de tênis. Uma planta protagonista em ambos os espaços é a falsa-vinha, a preferida da cliente, que cobre muros, sobe por escadas e decora até o teto da varanda, integrando toda a paisagem.

Continua após a publicidade
Publicidade