Hortelã: a erva mais fácil de cultivar

Veja o guia com passo a passo para começar a cultivar hortelã

Por Redação Atualizado em 8 mar 2022, 21h16 - Publicado em 9 mar 2022, 13h00
Vaso de hortelã
Cori Sears/the spruce

Uma erva com diversos usos e delicioso aroma, a hortelã é muito fácil de cultivar e a maior dificuldade é controlar o crescimento dela. É mais fácil começar com mudas ou plantas jovens compradas em centros de jardinagem, mas também pode ser cultivada a partir de sementes, se você preferir.

Folhas de hortelã em copo com gelo e canudinho
Marc Schulte/Unsplash

A hortelã gosta de lugares ensolarados, mas tolera sombra parcial, e precisa de solo bem drenado. O ideal é manter as raízes úmidas, mas com cuidados para não encharcar e acabar tendo o efeito contrário. Veja o passo a passo para cultivar hortelã:

Como cultivar Hortelã a partir de corte

Hortelã sendo cultivada em copo de vidro com água
Saymom Leão/Unsplash

1. Tire o corte com cerca de 15 cm de comprimento de uma planta de hortelã no final da primavera ou início do verão.

2. Coloque em uma jarra ou garrafa plástica com cerca de 2,5 cm de água no fundo e coloque em um parapeito ensolarado.

3. Substitua a água sempre que começar a ficar turva e espere a formação de raízes. Isso geralmente leva menos de uma semana.

4. Quando as raízes tiverem cerca de 5 cm de comprimento, transfira as estacas para uma panela grande cheia de mistura de envasamento, espaçando cada haste cerca de 7,5 cm.

5 . Mova as plantas para recipientes individuais cheios de composto à base de solo à medida que crescem.

Você também pode colocar as mudas diretamente na mistura de envasamento, mas permitir que as raízes se formem primeiro na água lhe dará a melhor chance de sucesso.

Como cultivar Hortelã a partir de sementes

Vaso com hortelã sendo plantadsa a partir de sementes
Getty Images/Gardeningetc

1. É melhor plantar sementes de hortelã dentro de casa no final do inverno ou ao ar livre quando a primavera chegar e a última geada acontecer.

2. Mergulhe suas sementes em água durante a noite antes do plantio e coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de umidade antes de plantar.

Continua após a publicidade

3. Polvilhe suas sementes de hortelã em um recipiente com solo bem drenado. Cubra com uma fina camada de terra e coloque em um parapeito quente e mantenha úmido, mas não encharcado.

4. As sementes de hortelã são pequenas, então você precisará diluir as plantas assim que elas germinarem.

5. À medida que suas plantas crescem, mude-as para vasos separados, A partir daí, você pode colocar o seu vaso de hortelã para tomar sol do lado de fora, fazendo adaptação, movendo-as para fora durante o dia por uma semana e trazendo-as à noite, até que elas fiquem fortes o suficiente para ficar do lado de fora permanentemente.

Veja também

Dicas para cuidar de plantas de Hortelã

Vaso de hortelã sendo regado
Cori Sears/the spruce
  • Corte sua hortelã regularmente para estimular um novo crescimento
  • Quando as flores morrerem no final do verão, corte os caules que com raízes com 5 cm acima do solo
  • Não cultive variedades diferentes de hortelã muito próximas umas das outras, pois elas perderão o sabor
  • Se estiver cultivando hortelã em vasos, separe o torrão a cada ano e replante em dois vasos

Quando a Hortelã está pronta para ser colhida

Folha de hortelna sendo colhida com a mão
Candace Madonnna/the spruce

Você pode colher hortelã entre o final da primavera e o meio do outono. Ela morre no inverno, mas é perene, então voltará no ano seguinte. Com os dedos, você pode beliscar caules ou folhas de suas plantas de hortelã ou você pode fazer o corte dos caules com as tesouras de podar.

Folhas de hortelã plantas
Victor Serban/Unsplash

A hortelã é melhor usada fresca, mas você pode combiná-la com açúcar e vinagre de vinho branco para fazer um molho de hortelã, que fica bem gostoso!

Problemas comuns ao cultivar Hortelã

Vaso de hortelã visto de cima
Gardening Know How/Reprodução

A hortelã cresce bem na maioria das condições, mas há alguns problemas que podem ter um impacto negativo na sua colheita. Fique de olho nos besouros de menta – são besouros verdes brilhantes que se alimentam de plantas de menta e causam danos durante os meses de verão. Você pode pegá-los à mão se detectar uma infestação. Veja aqui uma lista de remédios caseiros para pragas!

Folhas de hortelã plantadas
Andreas Haslinger/Unsplash

A ferrugem é uma doença fúngica comum que causa manchas laranja, amarelas ou pretas nas folhas de hortelã, juntamente com caules pálidos e distorcidos. Você precisa desenterrar todas as plantas afetadas e eliminá-las. Verifique se as novas plantas estão livres de manchas antes de plantar.

*Via Gardeningetc

Continua após a publicidade

Publicidade