Qual a diferença entre luz direta e indireta?

Entenda finalmente quais os melhores lugares para cada plantinha

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2022, 11h29 - Publicado em 17 Maio 2022, 13h00
Sala de estar iluminada por uma janela.
Leaf and Lolo/Reprodução

Quando se trata de manter as plantas vivas, nem sempre é um passeio no parque. Luz plena, pouca luz, luz indireta, luz filtrada – todos esses requisitos de sol ficam um pouco confusos, e o que eles significam?

Como a luz é um dos fatores mais importantes para garantir que suas plantas sejam felizes e saudáveis, é crucial conhecer os requisitos de luz de todas as plantas que você traz para casa e conhecer a iluminação que você tem disponível.

As janelas voltadas para diferentes direções recebem diferentes tipos de luz, e as estruturas ao redor das janelas podem permitir que mais ou menos luz entre. Você pode ter as maiores janelas do mundo, mas se um prédio ficar na frente delas, é provável que seus níveis de iluminação mudem.

Camedórea-elegante
SARA TOUFALI/My Domaine

Caso você esteja ansioso para elevar seu jogo de pais de plantas e ou apenas quer finalmente saber do que diabos influenciadores de plantas e jardineiros estão falando quando mencionam níveis de luz, siga com a gente.

Explicando os diferentes níveis de luz

Mesa de jantar encostada em janelas. Várias plantas em vasos decoram o espaço.
Black and Blooms/My Domaine

Quando especialistas em plantas falam sobre níveis de luz e requisitos de luz para as plantas, eles estão se referindo à quantidade de luz que uma planta precisa para realizar a fotossíntese com sucesso ou sintetizar água, dióxido de carbono e luz do sol para criar seu próprio alimento (açúcar).

Como você provavelmente pode imaginar, uma planta morrerá se não puder produzir comida para si mesma.

Os tipos de luz mais comumente falados são: direta, indireta brilhante, indireta média e luz baixa. Embora todas as plantas prefiram diferentes tipos de luz, a maioria precisa de um desses quatro.

O que é luz direta?

Sala de estar iluminada por uma porta de vidro.
House of Chais/My Domaine

A luz direta normalmente corresponde ao local onde o sol é mais forte durante o dia. Pense onde o sol está durante as partes mais quentes do dia: a tarde e o início da noite. Durante esse período, suas plantas sentadas nestas janelas receberão mais de quatro horas de luz forte e não filtrada (desde que você não tenha cortinas ou películas).

Lembre-se de que, mesmo que você tenha uma janela voltada para o sul ou oeste bloqueada por algo como um prédio, árvores ou coberta com cortinas ou películas, você não receberá tanta luz. Você ainda pode manter plantas nesta janela, mas suculentas e cactos podem não se desenvolver tão bem.

O que é luz indireta?

Aparador com planta em vaso.
Black and Blooms/My Domaine
Continua após a publicidade

A luz indireta é basicamente mais um nível da luz direta – esses tipos de plantas vivem perto do chão da floresta na natureza, recebendo menos luz do que as trepadeiras, mas ainda recebendo luz filtrada pelas folhas acima.

Luz indireta brilhante

Sala de estar iluminada por uma porta de vidro.
Salateando/Reprodução

Pense na luz indireta brilhante como a luz a alguns metros de distância de uma janela desobstruída ou talvez diretamente na janela, se esta tiver cortinas transparentes ou uma película de janela. Na natureza, essa luz é o que atinge as plantas cobertas por árvores, como trepadeiras ou árvores menores, como dracenas, que vivem sob o dossel de espécies maiores na floresta tropical.

Em casa, você pode encontrar luz indireta brilhante de qualquer janela, não importa a direção para qual ela esteja voltada. No entanto, o que importa aqui é a que distância você as coloca dessas janelas.

Sala de jantar com grandes janelas. Do lado exterior, é possível ver plantas.
Grama e Flor Paisagismo/Landhi/Reprodução

A luz indireta brilhante em uma janela voltada para o sul estará a poucos metros dela, ou perto da janela, se esta estiver filtrada por uma cortina transparente. Você também pode colocar as plantas em uma janela voltada para o leste ou oeste, onde elas receberão luz direta durante a manhã ou a noite, dependendo da direção.

Plantas como filodendros ou pothos prosperarão em luz indireta brilhante e ficam ótimas penduradas ou perto de janelas.

Luz indireta média

Sala de estar iluminada por uma porta de vidro.
Studio Guadix/Landhi/My Domaine

Em casa, esse tipo de luz geralmente vem de uma janela voltada para o norte, onde entra a menor quantidade de luz durante o dia. Se você tiver janelas voltadas para o leste ou oeste, esse tipo de luz estará de 1,8 m a 2,4 m de distância da janela, onde não é tão forte. Nas janelas voltadas para o sul, fica a cerca de 2,4 m a 3,6 m de distância.

Plantas como calatheas, samambaias e alguns pothos vivem e crescem em luz indireta média.

Enquanto algumas plantas como zamioculcas e espada-de-são-jorge toleram pouca luz, elas preferem e crescem mais em luz indireta. Não há plantas que amem estar em condições de pouca luz o tempo todo, elas simplesmente se adaptam a viver em um ambiente com pouca luz.

O que é pouca luz?

Sala de estar iluminada por uma porta de vidro.
CYMA arquitectura en equipo/Landhi/Reprodução

Assim como parece, níveis baixos de luz são encontrados em lugares onde uma pequena quantidade de luz entra. Pense em lugares onde as janelas estão bloqueadas por prédios ou bloqueadas por grandes árvores.

*Via My Domaine

Continua após a publicidade

Publicidade